Triunfo Hoje
Yane Marques, de Afogados da Ingazeira mostra a força do sertão de PE no Pentatlo Moderno

Poucos sabem, mas uma das maiores chances de medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos está num esporte pouquíssimo divulgado pela mídia: o pentatlo moderno. Essa chance vem pelas mãos da Yane Marques, natural de Afogados da Ingazeira, Pernambuco.
Ela sempre mostra seu orgulho e admiração pelo sertão. Em entrevista concedia a Globo ela fala: "Essa origem do sertão, não tem como me desvincular disso. São características e valores que a gente leva para a vida toda. Uma vez sertaneja, eternamente sertaneja”.
A modalidade Pentatlo deu ao Brasil a medalha de bronze em Londres-2012 com a pernambucana . Surpresa naquela edição, ela agora chega ao Rio com o status de favorita ao ouro, isso os seus 32 anos.
Disputado pela primeira vez em Estocolmo-1912, o pentatlo moderno é um esporte criado especificamente para os Jogos Olímpicos como um desejo do barão Pierre de Coubertin, o pai dos Jogos da era moderna. Ele teria se inspirado no modelo de provas disputado por soldados do exército no século XIX.
Para ser vencedor o atleta precisa cavalgar, correr, nadar, atirar, e enfrentar adversários com a espada, e cruzar em menos tempo a linha de chegada, isso tudo em apenas um dia.
Fonte: O dia.ig / G1