• Triunfo Hoje

02 de Novembro dia de Finados


No início da história da Igreja, os cristãos rejeitavam totalmente a ideia de relacionamento com mortos. Nessa época, os mesmos pensavam que as almas simplesmente ficariam adormecidas, até o momento do julgamento final. Contudo, após a difusão do cristianismo, a religião acabou anexando certos aspectos de outras culturas. Acredita-se que a tradição do Dia de Finados tenha surgido a partir dos celtas, povos que acreditavam na vida após a morte e separavam uma data anual para homenagear e evocar os mortos.


Assim, da mesma forma que faziam certas sociedades da antiguidade, os cristãos passaram a rezar pelas almas dos falecidos, acreditando que estes necessitariam de orações, já estavam passando pelo processo de purificação conhecido como Purgatório. A partir do século V, a Igreja destinou uma data específica para isso, embora tais preces não fossem uma prática muito corriqueira. Assim foi fixado o Dia de Finados (“Dia de todos os mortos”), celebrado no dia 2 de novembro. Finados, portanto, foi criado para lembrar todos os cristãos comuns falecidos, sendo um momento de reverenciar os entes queridos que já morreram.


Abaixo, conheça a forma como alguns países comemoram esta data:


Brasil

O Dia de Finados é uma data triste, onde as pessoas lembram de seus entes e sentem saudades. É costume visitar os túmulos nessa data.


México

Os mexicanos realizam festas com muitos banquetes, e usam roupas coloridas, pois acreditam que nesse dia as almas de seus entes voltariam para fazer uma visita a seus familiares e amigos, desfilam nas ruas vestidas de esqueletos, e há até encenação de funeral."


França

Durante o dia, as cidades espanholas recebem paradas em honra aos mortos. Assim como na tradição mexicana, os espanhóis também usam roupas de tons coloridos e vibrantes no dia. Mesmo sem as grandes festas que caracterizam o feriado no México, o Dia de Todos os Santos na Espanha também possui um clima mais festivo.


Japão

Comemorado em 15 de agosto (e no dia 15 de julho, na região de Kanto), o dia é um momento especial, no qual os japoneses prestam homenagens aos seus ancestrais. As celebrações duram três dias e incluem danças e comidas especiais para a data, além do retorno ao lar em que os antepassados da família viveram.

#2deNovembro #Feriado #DiadeFinados

© 2020 TRIUNFO HOJE