• Triunfo Hoje

Enem 2016: Dicas para se preparar para a prova


Na reta final para o Enem 2016 é hora de pensar em como dar o seu melhor na prova. Ir bem no exame exige um equilíbrio entre os seus conhecimentos, sua estratégia de prova e o seu estado físico e mental. Deixar os estudos para as últimas semanas não é uma boa atitude para sair bem nas provas do Enem, pois o conteúdo é extenso.


O conteúdo das provas do Enem 2016 é definido a partir da matriz de referência dividida em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia; e Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.


Tenha uma estratégia de prova


Começar uma prova com uma estratégia pronta ajuda na otimização do tempo, e ainda oferece uma calma bem-vinda para esse momento estressante. Em casa, planeje a ordem em que as matérias serão feitas de acordo com o nível de poder cerebral que elas exigem de você e a quantidade de energia disponível em cada momento da prova.


O ideal é que a prova seja iniciada com uma matéria na qual você tem facilidade, mas que não é a sua favorita. Assim você começa a prova motivado, mas não corre o risco de entrar em pânico se não souber uma questão numa matéria que considera fácil.


Não perca tempo com questões difíceis. Se você não sabe, marque a questão e passe para a próxima. No fim da prova você volta para elas, mas já garante que as questões mais fáceis receberam toda a sua atenção.


Dedique tempo a redação


Uma boa tática é ler o tema da redação logo no início da prova, rascunhar algumas ideias, e começar a resolver as questões. Enquanto você resolve a prova seu cérebro vai pensando em novas ideias para a redação. Na última hora, ou 45 minutos, organize as ideias e comece a redigir a redação.


A redação deve seguir a seguinte estrutura:


Introdução: exposição clara e objetiva de nossa tese;

Desenvolvimento: aqui fazemos a dissertação que fundamenta de maneira coerente a nossa defesa.

Conclusão: concluir nosso argumento, inserindo uma proposta ou solução para o problema abordado.


É comum bater aquele friozinho na barriga à medida que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima. Só não vale deixar com que essa sensação se transforme em nervosismo. Para ajudá-lo a ficar mais tranquilo separamos algumas dicas para você aproveitar bem o tempo que resta até a prova.


Dicas para fazer uma boa prova:

  • Revise os conteúdos que tem mais dificuldades;

  • Evite estudar conteúdos novos;

  • Alimente-se de maneira equilibrada;

  • Conheça o local de prova;

  • Aproveite para se distrair;

  • Fique atento às exigências da organização do exame e procure saber o que você pode levar e usar na hora da prova, para não ter nenhum problema;

  • Documento de identificação original e com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, são obrigatórios;

  • Comece respondendo às questões da disciplina com a qual você tem mais afinidade. Se encontrar dificuldades, passe para outra imediatamente e não se esqueça de ficar atento ao relógio, pois o tempo passa rápido;

Por fim, desejamos Boa Sorte!

#enem2016 #DicasparaoEnem

© 2020 TRIUNFO HOJE