Triunfo Hoje
Bancários e Policiais Civis de Pernambuco paralisam suas atividades próxima sexta-feira (25)

Servidores de várias categorias ligadas a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) vão paralisar nesta sexta (25), em adesão ao Dia Nacional de Greve. Na pauta bancários e policiais civis, entre outras categorias engrossam o movimento dos estudantes contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 55) que tramita no Senado, a antiga PEC 241 (aprovada na Câmara), visando estabelecer um teto para os gastos públicos nos próximos 20 anos.
Todas as agências bancárias do Estado foram incentivadas a aderir ao movimento, porém não há garantia de que todas as unidades serão fechadas, de acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco. Além da PEC do Teto, a classe reivindica a reestruturação dos bancos públicos. Neste domingo (20), o Banco do Brasil anunciou que algumas unidades serão transformadas em postos de atendimento, investindo no atendimento digital. Com a decisão, pelo menos sete bancos vão fechar as portas em Pernambuco.
Mesmo com a reformulação do plano de cargos, carreiras e vencimentos apresentada pelo governo de Pernambuco na última semana, os policiais civis do Estado ainda vão suspender os serviços. Segundo a categoria, apenas o setor de flagrantes está previsto para funcionar. O Instituto de Medicina Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), também pertencentes à Policia Civil, vão funcionar, no entanto os corpos serão liberados de forma mais lenta.
Além de aderir ao movimento contra a PEC, os servidores do Detran-PE podem decretar paralisação por tempo indeterminado. A categoria que já ordenou a situação de paralisação por tempo indeterminado. A categoria, que já ordenou situação de greve, vai decidir os rumos do ato na próxima sexta-feira. A categoria informou que já enviou um oficio para o Governo de Pernambuco contra o processo de privatização que ocorre em vários setores, voltando a funcionar até que o processo seja resolvido.
Fonte: NE10