• Rafaela Santos

Ceatox e SES emitem alertas sobre a saúde em PE; saiba o porquê


Número de mortes por intoxicação e ataques de animais peçonhentos sobe 62% em PE


Em 2016, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) registrou 83 mortes por intoxicação ou ataques de animais peçonhentos. O número é 62% maior em relação a 2015, quando a unidade notificou 51 óbitos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do estado nesta terça-feira (17). No ranking das causas de morte, em primeiro lugar aparece o agrotóxico agrícola conhecido como "chumbinho", com 49 casos. Em seguida, estão os óbitos provocados por medicamentos e picadas de serpente, com 10 casos cada.


A ingestão de medicamentos, com 1.015 casos, é líder entre as causas de intoxicações e corresponde a 45% das 2.211 ocorrências registradas pelo Ceatox. Em seguida, surgem os casos de intoxicação por "chumbinho", com 355, o que representa 16% dos casos. O comércio desse agrotóxico como raticida doméstico é enquadrado como uma atividade ilícita e criminosa.


PE emite alerta para doença misteriosa que deixa a urina preta


Diante dos casos da doença misteriosa que atinge a Bahia e o Ceará, estados que fazem divisa com Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu um alerta às unidades médicas. Elas deverão notificar e investigar, em até 24h, quaisquer casos que apresentem dor muscular extrema, insuficiência renal e urina de cor preta, assim como características clínicas semelhantes.


Até o momento, duas pessoas morreram com suspeita de ter contraído a doença, na Bahia. Outras 53, incluindo doentes do Ceará, registraram sintomas parecidos: dores musculares que começam no pescoço e irradiam para o resto do corpo, além da urina escura.


“A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informa que tem se mantido alerta em relação à ocorrência de casos suspeitos de mialgia aguda a esclarecer em alguns estados do Nordeste. Por meio da Rede de Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS), a SES-PE acompanha e mantém toda rede de serviços de atenção e vigilância do Estado atualizada da evolução desses eventos”, diz em nota.

#Ceatox #SESPE #Saúde

© 2020 TRIUNFO HOJE