• Triunfo Hoje

Academia Pernambucana de Letras celebra 116 anos


Academia Pernambucana de Letras celebra 116 anos/ Foto: reprodução/ internet

A Academia Pernambucana de Letras comemora 116 anos de fundação, nesta quinta-feira (26), às 20h, com a entrega dos Prêmios Literários de 2016, lançamento da Revista nº 45 e entrega dos diplomas de Sócios Correspondentes da Academia à escritora Laura Areias, Roberto de Araújo Chacon de Albuquerque e a Marcos Vasconcelos Filho.


Em tempo, a APL está realizando visitas agendadas, onde as pessoas podem conhecer o acervo da Academia, que contempla objetos de época, como mobiliários, louças, além da vasta pinacoteca com pinturas assinadas por artistas pernambucanos, de vários estilos.


A Academia

A Academia Pernambucana de Letras foi fundada em 26 de janeiro de 1901, no Recife, por Carneiro Vilela e outros escritores pernambucanos da época, com um total de 20 cadeiras. Foi uma das primeiras academias de letras do Brasil, sendo precedida apenas pela Academia Cearense de Letras, pela Academia Brasileira de Letras e pela Academia Paraense de Letras.


A Academia Pernambucana de Letras não foi a primeira associação literária fundada em Pernambuco. Antes dela houve:


Academia Suassuna, fundada em 1802;

Academia Paraíso, fundada em 1807.


Essas academias, no entanto, não tinham apenas interesse literário. Seus maiores interesses eram políticos, de ideologia republicana, e ambas se dissolveram em 1817, quando houve a Revolução Republicana.

#AcademiaPernambucanadeLetras #116anos