top of page
  • Foto do escritorTriunfo Hoje

Em Pernambuco, taxa de desocupação sobe 41,7% no fim de 2016


Carteira de Trabalho Foto: Frederico Haikal

Pernambuco, o desemprego atingiu 634 mil pessoas no último trimestre de 2016, segundo dados divulgados, na quinta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad) Contínua, o número cresceu 3,3% em relação ao semestre anterior. Na comparação com o mesmo trimestre de 2015, o crescimento da quantidade de desempregados foi de 41,7%. Isso significa que mais 187 mil pessoas ficaram sem trabalho no intervalo de um ano.

Ainda segundo a pesquisa, a taxa de desocupação no estado no último trimestre de 2016 foi de 15,6%, número que representa o maior percentual da série de Pernambuco, iniciada em 2012, e capaz de superar os 12% registrados no Brasil. Os dados ainda apontam que o Nordeste foi a única região do país em que os homens são maioria entre a população desempregada e representam 51,3% dos desocupados.

Há dois anos sem trabalho, o operador de máquinas Daniel José Ferreira engrossa as estatísticas da região. Depois de atuar como fiscal de loja no último emprego, a empresa usou a redução de custos como uma justificativa para dispensá-lo. “Desde então, tenho me virado vendendo frutas na rua para ganhar dinheiro. A pessoa precisa se virar como pode”, comenta o morador do município de Camaragibe, no Grande Recife.

#Desocupação #Taxa #Pernambuco

bottom of page