• Triunfo Hoje

PE está entre os estados com maior número de adoção


Conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pernambuco está entre os cinco estados que mais promoveram adoções em 2016, ao lado do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. No Brasil, 1.226 crianças e adolescentes foram adotados, das quais 103 só em Pernambuco. Os registros aconteceram através do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), ferramenta digital que auxilia as Varas da Infância e da Juventude na condução dos processos.


Segundo a secretária executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado de Pernambuco (Ceja-PE) e juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Recife, Hélia Viegas, o resultado positivo se deve às iniciativas que buscam agilizar a adoção, como o Projeto de Prevenção à Institucionalização Prolongada, responsável por acompanhar os processos das crianças que vivem em casas de acolhimento e o Projeto Família, que faz a busca ativa de pretendentes para adoção nacional ou internacional das crianças e adolescentes.


Atualmente, 7.158 crianças e 38 mil pessoas interessadas na adoção estão cadastradas no CNA. A principal razão apontada para a lista ainda não ter se transformado em 7.158 processos de adoção está na incompatibilidade no perfil exigido pelos adotantes com as crianças que estão disponíveis. De acordo com a juíza Hélia, “a minoria das crianças está no perfil idealizado, ou seja, branca e menor de quatro anos”.

#Adoçãodecrianças #AdoçãoemPE #ÍndicedeAdoção

© 2020 TRIUNFO HOJE