• Triunfo Hoje

Projeto “Passeando pela História – Museu do Cangaço” movimenta Sertão do Pajeú



Começa no próximo sábado (13), em Serra Talhada, o projeto “Passeando pela História – Museu do Cangaço”, voltado aos professores e estudantes das escolas públicas do Sertão do Pajeú. A exposição mostra a história do cangaço e os lugares que foram palco dos acontecimentos históricos de Lampião e seu bando.


Segundo a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o projeto tem objetivo de incentivar as escolas a conhecer os bens culturais de Serra Talhada, para que os jovens valorizem a história de seu povo. “Todo o percurso será feito com acompanhamento de condutores turísticos que detêm total conhecimento dos fatos”, explica.


Os estudantes e professores vão conhecer os locais marcantes do cangaço, saborear a culinária sertaneja e apreciar a apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, dança criada pelos cangaceiros. “O Xaxado é uma dança que foi criada por Lampião e seus cangaceiros. Outra faceta pouco divulgada da vida dele é que ele era poeta e nos versos retratava o dia a dia do cangaço, as suas angústias, o que ele sentia falta enquanto cangaceiro e as durezas desta vida”, conta o coordenador técnico do projeto, Karl Marx.


Com patrocínio da Caixa Cultural, a iniciativa receberá em Serra Talhada escolas dos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Egito, Flores, Tabira, Tuparetama, Calumbi, Santa Terezinha, Solidão, Itapetim, Brejinho, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Carnaíba, Iguaracy e Quixaba.

Fonte: Alvinho Patriota

#Museu #Cangaço #SertãodoPajeú