• Triunfo Hoje

Instituto Federal de Pernambuco abre inscrições para vestibular com 2.431 vagas em 41 cursos


As inscrições para o vestibular do meio do ano do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) começam nesta segunda-feira (22) e seguem até 11 de junho. A instituição de ensino público oferece 2.431 vagas em 41 cursos, distribuídos nos 16 câmpus de todo o estado.

A novidade é a oferta do curso técnico em enfermagem, no Campus Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Ele é ofertado na modalidade Subsequente, aquela em que se exige o ensino médio completo, já era oferecido em Belo Jardim, no Agreste.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site, preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto. O interessado vai pagar R$ 30 para cursos técnicos e R$ 55 para o curso superior. O pagamento deve ser feito nas agências do Banco do Brasil, até o dia 12 de junho. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos programa de educação de jovens e adultos.

As provas estão marcadas para o dia 2 de julho. Os testes dos cursos técnicos terão 30 questões de múltipla escolha. No curso superior, serão 50 quesitos. Nesse último caso, os candidatos também terão que fazer uma prova de redação.

listão com o nome dos aprovados será divulgado no dia 12 do mesmo mês. Aqueles com renda inferior ou igual a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas sociais poderão solicitar gratuidade na inscrição até quinta-feira (25).

Depois, o candidato deve procurar o campus onde concorre à vaga, entre esta segunda e quinta, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, para entregar a documentação exigida no edital. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada na quarta-feira (31). Todos que conquistarem o benefício já estarão automaticamente inscritos no processo seletivo.

Acessibilidade Candidatos com deficiência podem solicitar a aplicação da prova em condições especiais. Para isso, basta apresentar requerimento, disponível no Manual do Candidato, que se encontra no site, e entregá-lo devidamente documentado com atestado médico contendo diagnóstico e CID (Código Internacional de Doenças). Tudo isso deve ser feito entre esta segunda e 12 de junho.

Cotas Metade das vagas será oferecida pelo sistema de cotas e reservada para candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, os interessados poderão optar por subcotas de renda ou etnia.

A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Há, ainda, cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores que optem por cursos de vocação agrícola. Nesse caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

Validade A nova edição do processo seletivo é válida para os 16 câmpus do Instituto nas cidades de Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão. Entre os cursos ofertados, há sete na modalidade Integrado, voltado para quem deseja aliar a formação técnica às disciplinas do Ensino Médio, e 31 na Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio. Há, ainda, 2 cursos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), para aqueles que têm mais de 18 anos e não concluíram o Ensino Médio. No nível Superior, essa edição oferece somente o curso de Licenciatura em Química, em Barreiros, na Mata Sul.

Lista de cursos ofertados Técnicos Integrados Alimentos (Campus Barreiros) Edificações (Campus Pesqueira e Recife) Eletrônica (Campus Recife) Eletrotécnica (Campus Recife) Química (Campus Recife) Saneamento (Campus Recife) Segurança do Trabalho (Campus Recife) Técnicos Subsequentes Administração (Campus Paulista) Agricultura (Campus Vitória de Santo Antão) Agroindústria (Campi Afogados da Ingazeira e Belo Jardim Artes Visuais (Campus Olinda) Automação Industrial (Campus Ipojuca) Computação Gráfica (Campus Olinda) Construção Naval (Campus Ipojuca Cozinha (Campus Cabo de Santo Agostinho) Edificações (Campi Caruaru e Recife) Eletroeletrônica (Campi Afogados da Ingazeira e Garanhuns) Eletrônica (Campus Recife) Eletrotécnica (Campi Recife) Enfermagem (Abreu e Lima) Hospedagem (Campus Barreiros) Informática (Campus Garanhuns) Informática para Internet (Campi Igarassu e Jaboatão dos Guararapes) Instrumento Musical (Barreiros) Logística (Campi Cabo de Santo Agostinho e Igarassu) Manutenção e Suporte em Informática (Campi Palmares e Paulista) Mecânica (Campus Recife) Mecatrônica (Campus Caruaru) Meio Ambiente (Campi Cabo de Santo Agostinho e Garanhuns) Petroquímica (Campus Ipojuca) Qualidade (Campus Jaboatão dos Guararapes) Química (Campi Ipojuca e Recife) Redes de Computadores (Campus Palmares) Refrigeração e Climatização (Campus Recife) Saneamento (Campi Afogados da Ingazeira e Recife) Segurança do Trabalho (Campi Abreu e Lima, Ipojuca e Recife) Telecomunicações (Campus Recife) Zootecnia (Campus Vitória de Santo Antão)

Técnicos PROEJA Qualificação em Operador de Computador (Campus Barreiros) Agricultura (Campus Vitória de Santo Antão)

Superior Licenciatura em Química (Campus Barreiros)


Fonte: G1

#IFPE #vestibular #2431vagas #41cursos

© 2020 TRIUNFO HOJE