• Triunfo Hoje

Preservação histórica e ambiental é tema de encontro em Triunfo


Preservação histórica e ambiental é tema de encontro em Triunfo Foto: reprodução/Prefeitura Municipal de Triunfo

O Conselho Gestor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Triunfo, reuniu-se nessa quarta-feira, para tratar do plano diretor da cidade. O encontro conduzido pelo prefeito João Batista, pelo secretário de finanças e planejamento, Erivaldo Melo e pela equipe técnica da Fundarpe, aconteceu no Salão Nobre Prefeitura de Triunfo. Participaram da reunião, conselheiros, empresários, vereadores e servidores municipais.


Na ocasião, foi apresentado o Relatório de Monitoramento do Núcleo Urbano do município de Triunfo realizado pelo Governo do Estado, através da equipe técnica da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). A fiscalização de obras, preservação dos patrimônios públicos e culturais e prédios históricos, como também a elaboração de atividades educativas e de conscientização para construtores de edificações do município, estiveram na pauta da reunião.


Segundo o prefeito João Batista, Triunfo terá o trabalho de conscientização e fiscalização reforçado durante este ano como forma de prevenção. “Estaremos intensificando a conservação do patrimônio histórico para atrair mais turistas e, também, preservando a história de Triunfo. Dentro de poucos dias, vamos lançar o Museu Eliezer Xavier, assim como, concluiremos o trecho da Via Verde, que são fundamentais para o aquecimento econômico das atividades turísticas, tendo em vista, a preservação histórica e ambiental”, explicou.


Dados

Segundos relatório divulgado pela Fundarpe apresentou que no município, entre 2014 e 2017, foram registradas 14 obras irregulares, além de 46 intervenções, sendo 3, apenas neste ano. “Vários casos foram notificados e regulados nos últimos anos pela Fundarpe, juntamente com os construtores e, através da conscientização e auxílio nas obras, como apresentamos ao conselho”, pontuou a estagiária de arquitetura, Cristiane Feitosa.


No município de Triunfo, os arquitetos Neide Fernandes e Roberto Carneiro realizam relatórios e acompanham os trabalhos de preservação do patrimônio histórico, auxiliando os proprietários de imóveis em reformas e construções, para preservarem as fachadas das residências do Centro Histórico da cidade.

#Preservação #História #MeioAmbiente

© 2020 TRIUNFO HOJE