• Triunfo Hoje

Prefeitura extingue lixão a céu aberto em Triunfo


Prefeito de Triunfo extingue lixão a céu aberto no encerramento da Semana do Meio Ambiente Foto: reprodução/ Prefeitura Municipal de Triunfo

Durante a Semana do Meio Ambiente (registrada no primeira semana de junho) O prefeito de Triunfo, João Batista, decretou o fim das atividades do lixão a céu aberto que estava localizado no sítio Carnaubinha.

A partir de agora o local que recebia resíduos sólidos que degradavam o solo e causam transtornos para os moradores da região que tinham que conviver com o mau cheiro e as possíveis doenças que podem ser causadas pelo contato direto ou indireto com as substâncias emitidas pelo lixo doméstico.

“Mesmo se exigindo um sacrifício financeiro, resolvemos extinguir o lixão do município, para que, assim, nossa cidade passe a ser um exemplo de responsabilidade ambiental no Sertão do Pajeú”, destacou o prefeito.

A medida cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que determinou que gigantescos lixões a céu aberto, comuns em todo o país, deveriam ter sido completamente substituídos por aterros sanitários. A medida imposta em 2014 diz que os órgãos públicos que descumprirem a política de tratamento do lixo estão sujeitos ao pagamento de multas de até R$ 50 milhões.

A presidente da associação de moradores do sítio carnaubinha Rizonete Eufrasino comemorou: “Ficamos muito felizes com o encerramento do lixão, era comum a proliferação de moscas e a fumaça da queima do lixo incomodava e causava doenças nos moradores aqui dos sítios vizinhos ao local do lixão, estamos agradecidos ao prefeito João por fazer esse esforço”.


Tratamento A partir de agora, o lixo produzido em Triunfo será destinado ao aterro sanitário do município de Serra Talhada, que possui licença ambiental para operar com resíduos sólidos, por meio de contrato firmado entre o Poder Executivo Municipal e a empresa Hertz.

#SemanadoMeioAmbiente #LixãoextintoemTriunfo #TriunfoPE #Lixãoacéuaberto #aterrosanitário

Posts recentes

Ver tudo