• Triunfo Hoje

HOSTEL: Conheça o primeiro empreendimento do segmento em Triunfo

Triunfo, por ser uma cidade turística, possui uma vasta lista de opções em atividades e empreendimentos aplicados ao turismo. Em meio aos hotéis e pousadas, o movimento alberguista vem crescendo e já um dos mais procurados em todo o mundo, por ser mais acessível e possibilitar aos usuários o fomento à diversidade cultural. "Os princípios e ideais do movimento continuam os mesmos desde a criação dos albergues: fazer com que jovens de todo o mundo, sem restrições de raça, nacionalidade, sexo, religião ou classe social, conheçam culturas diferentes e aprendam a respeitar as características de cada povo e a conviver em sociedade", como explica o historiador e criador do primeiro hostel da cidade de Triunfo, Alencar de Sá. "Um fato interessante nesse modelo, é que apesar de ser uma hospedagem de baixo custo, recebemos pessoas de todos os níveis econômicos, afinal muitos procuram fazer amizades e compartilhar culturas", completa.


Segundo Alencar, o "Hostel e Pousada Oásis do Sertão" possui além dos quartos compartilhados, três suítes que comportam de três a cinco pessoas. Outro diferencial do hostel, é o compartilhamento da cozinha. Os alberguistas têm acesso a mesma, podendo fazer suas próprias refeições, com a responsabilidade de deixar tudo organizado como encontraram.


O modelo já está fazendo bastante sucesso na cidade e teve ótima repercussão logo no início da alta estação turística no município. "Com nosso estabelecimento, Triunfo está sendo colocada em um roteiro internacional, já que estamos nos filiando as principais redes de hostels do mundo. O início da alta estação em Triunfo, comprovou o que esperávamos. Já vinhamos em uma crescente, com a chegada do frio e a divulgação da cidade pela mídia, o movimento superou nossas expectativas. Outro fato interessante, foram as pessoas que nos escolheram pelo fato de sermos hostel, mostrando que de fato a cidade tem esse público. Já estamos sem vagas para a Festa dos Estudantes desde antes do período junino. No último fim de semana estávamos com lotação esgotada”.


Alencar destacou a importância do seu empreendimento considerado bem inovador por ser o primeiro da cidade neste segmento. “Como sempre viajei por albergue, vi em Triunfo essa lacuna e percebi que a cidade tinha características para receber um hostel. Hoje os hostels pelo mundo não recebem apenas mochileiros jovens; recebe-se público de todas idades, inclusive famílias", disse.



Movimento Alberguista

O movimento alberguista surgiu a mais de 100 anos na Alemanha. Fundador do movimento alberguista, o professor alemão Richard Schirrmann tinha o costume de levar suas turmas a excursões e caminhadas que geralmente duravam muitos dias. Ele e seus alunos improvisavam alojamentos em estalagens agrícolas até o dia 26 de agosto de 1909, quando foram surpreendidos por uma tempestade enquanto passavam pela cidade de Bröl.

O primeiro albergue da juventude foi aberto em 1912 em um antigo castelo na cidade de Altena, na Alemanha, restaurado e equipado de acordo com o planejamento de Schirrmann: havia dois dormitórios com triliches, uma cozinha, toaletes, lavabos e banheiros. O local está em funcionamento até hoje.


Hostel A estrutura básica dos hostels é simples: os quartos são coletivos, divididos por sexo e têm entre quatro e seis leitos, além de oferecer armários com cadeado para os hóspedes. Ambientes de convívio social, como cozinha e lavanderia coletiva (alguns albergues mais estruturados possuem até danceteria, área de lazer, sauna, piscina e passeios especiais), contribuem para promover um intercâmbio cultural.



Hostel Óasis do Sertão

Estrutura: 03 quartos compartilhados modelo hostel, com armários individuais totalizando 11 leitos. 02 Banheiros compartilhados 01 Cozinha compartilhada 01 Sala de TV

Recepção: 03 áreas coletivas de conviência 03 suítes família totalizando 11 leitos. Em breve contaremos com uma loja de artesanato dentro do estabelecimento.


Endereço: Rua Manoel Pereira Lima, 162, Centro, Triunfo – PE Contatos: (81) 99423 9438 (87) 99154 7951 Redes Sociais: facebook@hosteloasisdosertao Instagram: hosteloasisdosertaooficial

Site: http://hostel-oasis-do-sertao.webnode.com/

#Hostel #HostelÓasisdoSertão #Movimentoalberguista

© 2020 TRIUNFO HOJE