• Triunfo Hoje

Número de brasileiros barrados em Portugal salta 91,3%


O número de brasileiros barrados nos aeroportos de Portugal teve alta de 91,3% em 2016 em comparação com o ano anterior. No total, 968 pessoas foram mandadas de volta para o Brasil no ano passado, o que corresponde a 2,6 pessoas por dia. Os dados foram fornecidos nesta semana pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão responsável pela imigração em Portugal, e divulgados pela "Folha de S. Paulo".


"Assistiu-se a um agravamento da pressão migratória em termos de imigração ilegal", diz o documento emitido pelo órgão, que cita também que a alta em relação a 2014 foi de 198,8%.


O SEF responsabiliza a crise no Brasil pelo aumento do número de brasileiros que tenta permanecer ilegalmente no país europeu. Para as autoridades portuguesas, o crescimento da imigração ilegal é "potencialmente justificado pela manutenção da crise econômica que se verifica no Brasil desde 2014, aliada à agudização da crise política e social ao longo de 2016".


Portugal, por conta da língua e da cultura semelhantes, é um dos destinos preferidos dos brasileiros para migração, formando a maior comunidade de estrangeiros no país.

#Número #Brasileiros #Portugal