• Dr. Silvino Teles

Flexibilização de jejum de 12h para realização de exames| Por Dr. Silvino Teles

Até o ano passado, era obrigatório o jejum de 12 horas para exames do perfil lipídico (Colesterol com frações e triglicerídeos). Contudo, no final de 2016, foi divulgado um novo consenso médico que flexibiliza o tempo sem comer.

Estudos recentes para avaliação da influência do jejum na dosagem do perfil lipídico para avaliação do risco cardíaco demonstraram que é possível fazer esta avaliação em amostras de pacientes sem jejum, com as vantagens de refletir melhor as condições fisiológicas do dia a dia e evitar o desconforto e possíveis complicações do jejum prolongado.

O Consenso coloca em evidência as motivações para a não obrigatoriedade do jejum na maioria dos casos. Dentre elas, está a constatação de que, graças ao avanço das metodologias diagnósticas, o consumo de alimentos antes da realização desses exames desde que habituais e sem sobrecarga de gordura causa baixa ou nenhuma interferência na análise do perfil lipídico.

No entanto, o médico é quem deverá avaliar os casos em que ainda pode ser necessário o jejum prolongado para esses exames, como, por exemplo, quando o paciente apresenta concentração de triglicérides acima de 440 mg/dL, fora do estado de jejum, sendo considerado como referência o nível desejável até 175 mg/dL. Neste caso, a orientação ao médico que solicitou a avaliação do perfil lipídico é fazer outra prescrição ao paciente para a avaliação dos Triglicerídeos com o jejum de 12h, e dessa forma será considerado um novo exame de triglicérides pelo laboratório.

O documento, distribuído aos laboratórios no início de dezembro de 2016, foi elaborado em conjunto pela SBPC/ML e Sociedades Brasileiras de Cardiologia/Departamento de Aterosclerose (SBC/DA), Análises Clínicas (SBAC), Diabetes (SBD) e Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

O Laboratório Pró-Análise, alerta sobre a importância de entrar em contato com o laboratório para verificar a orientação para cada exame e se certificar se o médico solicitante exige ou não o jejum de 12 horas.

#necessidadedejejum #exames #laboratoriais

© 2020 TRIUNFO HOJE