• Triunfo Hoje

Mostra reúne obras de arte sobre a Revolução Pernambucana de 1817


As lutas que provocaram a Revolução Pernambucana de 1817 transformadas em arte estão expostas, a partir do sábado (7), na Galeria Massangana da Fundação Joaquim Nabuco, localizada em Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Intitulada “As Bandeiras da Revolução – Pernambuco 1817/2017”, a mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até o dia 3 de dezembro.

Com curadoria de Moacir dos Anjos, a exposição brinca com o duplo significado da palavra "bandeira", mostrando-a como um estandarte e também como as questões, os ideais defendidos por um grupo de pessoas. Partindo disso, a mostra reúne documentos da coleção do escritor pernambucano José Luiz Passos que revelam a cronologia crítica da Revolução e, em seguida, trabalhos de artistas visuais que lançam mão da bandeira como suporte para abordar o Brasil atual.

Há, ainda, um terceiro núcleo da exposição, formado por bandeiras criadas por movimentos que atualizam as demandas de igualdade reivindicadas pela Revolução de 1817. Para articular os núcleos, há páginas retiradas do livro "Antologia Fantástica da República Brasileira", de José Luiz Passos, que trata do movimento revolucionário pernambucano.

Oficinas e debate Durante o período da mostra, as artistas Ana Lira, Graziela Kunsch e Trapley realizam oficinas relacionadas ao tema em datas a serem definidas pela organização. A programação ainda contempla um debate reunindo curadores da exposição, artistas e estudiosos da Revolução de 1817. O evento é aberto ao público e acontece no dia 1º de dezembro.


Fonte: G1

#mostra #abras #revoluçãopernambucana