• Triunfo Hoje

Proupe prevê 60% das bolsas de estudos para cursos de ciências exatas


A partir de 2018, o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) prevê que 60% das bolsas sejam concedidas para as áreas de ciências, tecnologia, engenharias, matemática e computação (STEM+C). A medida foi oficializada nesta quarta-feira (18) pelo governo do estado, durante uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas, sede do poder executivo estadual.

A mudança no programa, criado em 2011 para conceder bolsas de estudo para alunos do ensino superior em autarquias municipais sem fins lucrativos, também determina que, a partir de 2020, a oferta dessas vagas aumente para 70%. O governo prevê também um reajuste do valor das bolsas entre 11% e 20%, dependendo da faixa.

Criado há seis anos, o Proupe concede bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior em autarquias municipais sem fins lucrativos. A nova lei também estabelece a nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar alunos.

De acordo com o governo do estado, a mudança no programa, que alterou a Lei Estadual nº 14.430, de setembro de 2011, toma como ponto de partida “a necessidade de preparar os pernambucanos para as transformações globais, assegurando condições para uma economia e sociedade digitais aptas a elevar a qualidade de vida e garantir o desenvolvimento econômico das gerações”.

Ainda de acordo com a determinação do governo, um novo edital do programa tem previsão de lançamento para novembro, com expectativa de oferta de 1,2 mil bolsas. Em 2017, o investimento financeiro no Proupe é de R$ 9,7 milhões.


Fonte: G1

#proupe #programa #governodepe #exatas

© 2020 TRIUNFO HOJE