• Triunfo Hoje

Sobe 422% média diária de denúncias por falta de pagamento da primeira parcela do 13º em PE


Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE-PE) informou, na sexta-feira (15), que, entre os dias 1º e 14 de dezembro de 2017, foram registradas 1.600 denúncias contra 182 empresas sobre a falta de pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores da iniciativa privada no estado. Isso representa uma média de 144 queixas por dia. Este ano, esse índice apresentou um aumento de 422% em relação a 2016.


No ano passado, entre os dias 1º e 19 de dezembro, foram registradas 514 denúncias de inadimplência. Isso é equivalente a 27 reclamações diárias, em média. O primeira etapa do benefício deveria ter sido pago até o último dia útil de novembro. A segunda parcela vence na quarta-feira (20).


Para o Auditor Fiscal do Trabalho, Edson Cantarelli, a possibilidade de denúnciar as empresas pelo Whatts App da SRTE-PE é o principal motivo para o aumento expressivo das queixas. "Este ano, as denúncias foram feitas principalmente pelo aplicativo. Muito se deve a esse novo canal de comunicação. Aproxima o trabalhador do nosso serviço e dá mais possibilidades para que ele batalhe por seus direitos. Também nos ajuda no melhor direcionamento das nossas ações", avalia.


Cantarelli destaca também que tempo e dinheiro são fatores que impediam muitos trabalhadores de ir até os prédios da superintendência para realizar a denúncia. "Funcionamos no horário comercial, quando a maioria das pessoas também está trabalhando. Além disso, muitos não têm condições de pagar passagens para ir ao local. Pelo Whatts App, o trabalhador leva apenas um minuto para fazer a denúncia, de casa, do trabalho ou de qualquer lugar", afirma.


No ano passado houve uma diminuição de 41% em relação a 2015, quando foram registradas 879 denúncias. Em 2014, o número chegou a 566.


O estudo feito pela SRTE-PE mostra também que o setor da economia que mais sofre com a inadimplência do 13º é o da terceirização de serviços. Em segundo lugar aparecem as equipes de telemarketing.As informações são do G1.

#médiadiária #denúncias #faltadepagamento #parcelo #13º

© 2020 TRIUNFO HOJE