• Rafaela Santos

Chuva ameniza clima seco em cidades do sertão


Nos últimos dias o clima no Sertão do Pajeú teve uma surpresa considerada inesperada mas muito comemorada, devido as pancadas de chuva registradas na região.


Triunfo foi umas das cidades contempladas pela chuva que, segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), somou 3,4 mm da quarta (20) pra quinta (21). Na cidade, o mês de dezembro soma até agora, 4,3.


A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), destacou nessa quinta-feira (21) as características da região no que diz respeito ao verão - estação que teve início ontem, no Hemisfério Sul.


Segundo a APAC, do ponto de vista da meteorologia, são características do verão as temperaturas mais elevadas, principalmente no período da tarde. Em Pernambuco, as temperaturas máximas podem atingir até 40°C no Sertão, 37°C no Agreste e 35°C na Zona da Mata e Litoral.


Nos meses de verão, temos o início da estação chuvosa no Sertão, quando chove em média, cerca de 300 mm. No Agreste, Zona da Mata e Litoral não é período chuvoso, porém podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas, concentradas em poucas horas.


De acordo com os meteorologistas, as configurações dos oceanos Atlântico e Pacífico e da atmosfera NÃO são favoráveis às chuvas. Para o trimestre janeiro, fevereiro e março de 2018, a previsão é de chuva abaixo da normal climatológica em todo o estado de Pernambuco, principalmente para o Sertão.

#clima #chuva #sertão

© 2020 TRIUNFO HOJE