• Triunfo Hoje

Comprovação de vida dos aposentados e pensionistas do Estado começa neste mês


Na próxima quinta-feira (11) começa a comprovação de vida dos aposentados e pensionistas do Estado. De acordo com o Governo de Pernambuco, o censo é obrigatório e precisa ser feito em uma agência do Bradesco no mês do aniversário do beneficiário. O atendimento, por sua vez, só acontece entre os dias 11 e 25 de cada mês, das 10h às 16h. Segundo a FUNAPE, (Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco), os aposentados e pensionistas precisam levar os documentos de identidade e CPF para a comprovação. E o procedimento deve ser realizado preferencialmente na agência em que o beneficiário abriu a sua conta corrente.


Se tiver a biometria cadastrada, é possível fazer a comprovação nos terminais de autoatendimento do Bradesco. Em casos de doença grave ou dificuldade de locomoção, o representante legal do segurado pode fazer o procedimento. Ele precisa, porém, comprovar a condição do segurado através de declaração médica timbrada emitida por médico vinculado ao Conselho Regional de Medicina com pelo menos 30 dias de antecedência. Os beneficiários que estiverem ou residirem no exterior e está na justiça para ser declarado incapaz também pode passar a obrigação para um representante legal. Nesses casos, no entanto, o representante legal precisa enviar cópias das declarações médicas e dos seus documentos pessoais para a Funape, que fica na Rua Henrique Dias, no Derby, área central do Recife. Em 2017, houve o recadastramento, para a atualização dos dados cadastrais dos segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e, a partir de janeiro deste ano, será a vez da comprovação de vida.

A comprovação anual de vida é o procedimento que abrange os benefícios geridos pela Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (FUNAPE), órgão vinculado à Secretaria de Administração, que engloba os aposentados do Poder Executivo e da Defensoria Pública do Estado, os militares da reserva ou reformados, assim como os pensionistas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público do Estado (MPE), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Defensoria Pública e pensionistas dos municípios vinculados ao Instituto de Recursos Humanos (IRH) sob a gestão da Funape.

#FUNAPE #aposentados #pensionistas #Pernambuco #janeiro #comprovação #vida