• Triunfo Hoje

A importância dos exames laboratoriais clínicos


Os exames laboratoriais são um conjunto de exames pré-definidos pelo médico, após realizado uma consulta, são realizados em laboratórios de análises clinicas visando um diagnóstico ou servindo apenas como chek-up. Sua principal função é de prevenção mas muitas vezes ele serve para tratar, diagnosticar, acompanhar paciente e coletar dados epidemiológicos, desta forma prevenindo e diagnosticando o paciente de doenças e estabelecendo muitas vezes o tratamento a ser seguido pelo medico pois quando bem realizados colaboram bastante no diagnóstico de várias patologias.


A análise clínica dos exames é feita por profissionais como farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos e médicos, todos supervisionados e avaliados para que tudo seja executado de maneira eficaz e segura. O profissional faz a coleta do material que será analisado e finaliza com a emissão de um laudo diagnóstico, o qual será apresentado ao médico para que ele interprete e dê o diagnóstico ao paciente.


A validade do exame laboratorial é curta e exemplifica o que está ocorrendo com nosso corpo no dia do exame, por isso o exame perde a validade quando feito em um dia e levado apos 1 mês ao médico.


Os exames médicos de rotina são uma forma de diagnosticar doenças precocemente e a detecção precoce de determinados sinais de uma doença no seu estado inicial pode ser decisiva para que o tratamento seja eficaz.

#exames #laboratoriais #importância #saúde #clínica

© 2020 TRIUNFO HOJE