• Triunfo Hoje

Projeto que começou como uma página no Facebook se transforma em livro e terá o seu lançamento nesta


O Poetizando a Rotina iniciou-se em 2013 através de uma página no Facebook elaborada por uma jovem poetisa nordestina que morava e ainda mora em Triunfo, cidade do interior de Pernambuco. Mariane é uma jovem apaixonada pela literatura de cordel e pela declamação de poesia, que desde muito pequena gostava de ler/ouvir poesias. O início veio pelas mãos e ouvidos do seu pai, que era um assíduo fã da chamada Cantoria de Viola. Depois, já na escola teve o contato direto com a nossa Literatura e enquanto todos corriam para brincar na hora do intervalo Mariane disparava para a biblioteca da escola para devorar livros de poesia.


E foi lá que bebeu da fonte dos grandes poetas do país: Mário Quintana, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond, Cecília Meireles entre outros! Assim seu corpo/mente e coração se transformaram no alimento para a sua alma e ao se deparar com a Literatura de Cordel Mariane sentiu a real magia de que é feita a poesia. Tudo a encantou e a impulsionou a ir para eventos em todo o estado de Pernambuco para conhecer, aprender, pesquisar e depois de muito ouvir foi a vez de declamar sua paixão pela métrica, a rima, o improviso! Percebendo o quanto é vasto o mundo da internet e que lá conseguiria atingir muito mais gente além das fronteiras de sua Triunfo e de seu Pernambuco nossa poetisa criou sua página que acabou por se transformar em uma plataforma, uma verdadeira vitrine para todos os novos poetas brasileiros.


Hoje a fanpage do projeto Poetizando a Rotina têm quase 100.000 seguidores – todos vindos de forma orgânica pois Mariane nunca pagou nada ao Facebook. Mas e a ideia de um livro? Como se deu? Depois de organizar saraus e encontros de mesas de glosas, cantoria de violas entre outros Mariane percebeu que muitos poemas que recebia poderiam estar reunidos em um espaço de homenagem e afeto. E qual outro melhor lugar para isso do que um livro?


O próximo passo foi buscar uma parceria com alguém com experiência e competência para transformar a minha ideia em um projeto e isso encontrei na CASA Projetos Literários do agente literário Lívio Meireles – cita a autora. A Editora Madrepérola do Paraná se encantou com a proposta e aqui estamos com essa linda antologia transformada em livro com poesias de 36 poetas contemporâneos dos quatro cantos do país!



Depoimento da poetisa Mariane Alves:


A minha vontade era de criar um espaço para novos poetas brasileiros que, assim como eu, tinham dificuldade em encontrar espaços para apresentar o seu trabalho poético. Em pouco tempo, o POETIZANDO A ROTINA espalhou-se, alcançando seguidores e admiradores não só brasileiros, mas leitores ao redor do mundo! Completando 4 anos de existência e somando quase 100.000 (cem mil seguidores) é um bonito sonho ver nossa página se transformar em um lindo livro produzido com o apoio e o talento de vários poetas de todo Brasil!



Sobre a autora


Mariane Alves é poetisa, artesã, natural de Triunfo - Pernambuco, nascida a 25 de Março de 1993, idealizadora do projeto "Poetizando a Rotina", que divulga a poesia brasileira contemporânea pelo Facebook e em saraus e eventos literários e culturais pelo nordeste do país.



Serviço


Poetizando a Rotina – Vol. 1 (Editora Madrepérola/2018)


Lançamento do livro no dia 22 de Junho de 2018 – Sexta-feira – 19h30.


Local: Fábrica de criação popular do Sesc Pernambuco – Praça Arthur Viana Ribeiro – 59 – Boa Vista - Triunfo/PE.


A entrada será gratuita, e haverá um sarau poético e autógrafos para os presentes. O livro estará à venda pelo valor de R$ 28,00 (Vinte e oito reais).


Contatos para entrevistas com a autora: (87) 99656-9608 (Mariane Alves) |(19) 9.9850-7858 (Lívio Meireles)


Facebook: www.facebook.com/poetizandoarotina


#livro #triunfense #marianealves #poetisa

© 2020 TRIUNFO HOJE