• Triunfo Hoje

Paulo e Luciana tomam posse nesta terça-feira


Reeleito para o segundo mandato, governador será empossado às 15 horas na Assembleia Legislativa de Pernambuco, com a presença de presidentes do Parlamento e do Judiciário. Ao lado de Paulo, estará a vice Luciana Santos, primeira mulher eleita para a vice-governadoria no Estado. Depois da posse, o chefe do Executivo passará em revista a tropa da Polícia Militar que estará posicionada em frente à Alepe.


O governador reeleito Paulo Câmara (PSB) será empossado hoje, às 15h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco para mais quatro anos no governo estadual. Ao seu lado, a vice-governadora eleita Luciana Santos (PCdoB), primeira mulher neste cargo na história do Estado. A cerimônia será realizada no plenário do edifício Miguel Arraes de Alencar, da Casa Legislativa. Como não haverá transmissão de cargo, não haverá solenidade no Palácio do Campo das Princesas.


Câmara chegará à Assembleia Legislativa acompanhado da primeira-dama, Ana Luiza Câmara, e da vice-governadora eleita, Luciana Santos. Lá, serão recebidos com as continências regulamentares pela guarda de honra composta por tropas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O encontro, então, será aberto pelo presidente da Casa, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP). Na oportunidade, governador e vice entregam a declaração pública de seus bens. Na sequência, a palavra será concedida ao chefe do Executivo.


A cerimônia segue com o ato de compromisso constitucional de posse, que será prestado por Câmara e Luciana Santos perante à Mesa Diretora. Então, o primeiro-secretário da Casa, deputado estadual Diogo Moraes (PSB), fará a leitura do Termo de Posse, que será assinado pelo governador, pela vice e pelas autoridades que irão compor a Mesa - entre elas, os presidentes do Tribunal de Justiça (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo, e do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho.


O plenário da Casa estará reservado aos deputados estaduais atuais e eleitos, ao secretariado, aos deputados federais e às autoridades de outros poderes. As galerias estarão abertas ao público. Não há, todavia, confirmação de caravanas de movimentos sociais até então.


Após a solenidade, o governador concederá entrevista coletiva à Imprensa e, depois, passará em revista a tropa da Polícia Militar, que estará posicionada em frente à Assembleia Legislativa, encerrando o evento, que deve ter duração de pouco mais de 1 hora.


Para o segundo mandato, o gestor realizou uma reforma administrativa - mantendo a mesma quantidade de 22 Secretarias da primeira gestão, com fusões e criações de pastas - e anunciou novo secretariado na última sexta-feira. Estes serão empossados amanhã, às 16h, no Palácio do Campo das Princesas. O governador afirmou que a reorganização tinha o objetivo de melhorar a prestação de serviços.


Perfis

O socialista foi reeleito no primeiro turno, com 1.918.219 votos - o correspondente a 50,7% dos votos apurados. Natural do Recife, Câmara, 46 anos, é formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também fez especialização em Contabilidade e Controladoria Governamental e mestrado em Gestão Pública. Antes de ser governador, atuou como secretário estadual de Administração, Turismo e Fazenda, no governo Eduardo Campos, morto em 2014.


Também natural do Recife, Luciana Santos, 53, é formada em Engenharia Elétrica pela UFPE. Antes de se eleger a primeira mulher vice-governadora de Pernambuco, ela foi deputada estadual, prefeita de Olinda, secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente no governo Campos e deputada federal. Luciana é presidente nacional do PCdoB.





Fonte: Folha de Pernambuco

#governador #pernambuco #PauloCâmara #posse

© 2020 TRIUNFO HOJE