• Triunfo Hoje

Preciosidades de Triunfo: conheça o Careta, figura popular da cultura triunfense


O Careta é o personagem principal da cultura triunfense e surgiu em 1917 no período do reisado, uma festa popular e folclórica que simboliza o nascimento de Jesus. Um homem chamado Mateus, após exagerar na bebida, foi impedido de participar da festa tradicional da cidade, pois estava em péssimas condições. Insatisfeito com a proibição, ele resolveu chamar a atenção de todos de uma forma bem excêntrica.


Mateus vestiu colocou uma máscara, uma roupa extravagante, escreveu uma frase em um tabuleta e saiu pelas ruas com um relho na mão. A moda do rapaz acabou pegando e várias pessoas passaram a se vestir desta maneira. Geralmente, Saem em grupos que o chamamos de trecas.


Desde então o Careta de Triunfo está sempre marcando presença e fazendo cultura da cidade, com seus relhos, chapéus, tabuletas, e suas mais autênticas máscaras, que estampam uma imagem mal humorada na maioria das vezes, sendo rapidamente desconstruída quando a alegria contagia ao seu redor.


Em 2019, o protagonista triunfense ganhou um museu, a Casa do Careta. O espaço conta com um acervo cheio de máscaras, matérias de jornais sobre o Careta, livros, um material audiovisual e indumentárias antigas.


O Careta é dono da festa no Carnaval de Triunfo, ele fez e continua fazendo história no Sertão do Pajeú, e, é por isso que ele é uma das preciosidades triunfense.



#Triunfo #Careta #CarnavaldosCaretas #2020 #cultura

© 2020 TRIUNFO HOJE