• Triunfo Hoje

Bandeira de Triunfo fez aniversário neste último domingo (03/05)


Neste último domingo, dia 03 de maio, a bandeira de Triunfo comemorou mais um ano de sua criação. A bandeira da cidade foi desenhada pelo coronel José Ferreira com ajuda de sua irmã, Emilia Granja, sua esposa Maria de Lourdes e bordada por Emília Barros. Desde 1876 a bandeira vem sendo considerada oficial depois de ter sido entregue ao prefeito José Rodrigues pelo seu inventor. A primeira bandeira Triunfense confeccionada desapareceu após ser levada à Petrolina para uma reunião.


Sobre os elementos que compõem o objeto simbólico, na composição das cores do bandeira municipal, o azul representa o céu, o branco representa a paz e tranquilidade da cidade, e o amarelo as riquezas de Triunfo; os ramos de Café e Cana de açúcar representam a principal atividade econômica do município no período Áureo; a coroa de louros significa vitória, e imprime o triunfo sobre a cidade sobre Flores; o coração representa o coração de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. Há também a frase"Sub Lege Libertas", em latim, que quer dizer: Liberdade sob lei; O índio e o Capuchinho retratam a catequização dos índios Cariris pelos Capuchinhos Franciscanos.

Outras datas Sendo 03 de maio de 1876 a data marcada pela criação da bandeira triunfense, foi criada aproximadamente seis anos após a data de mudança de nome de Baixa Verde para Triunfo, mudança de povoado para vila, marcado pelo dia 02 de junho de 1870, onde no dia 13 de junho de 1884, quatorze anos depois, aconteceria a emancipação política da cidade.




#BandeiradeTriunfo #Triunfo #Aniversário #bandeira

© 2020 TRIUNFO HOJE