• Triunfo Hoje

Sesc abre inscrição para oficinas de cultura online


Com mais de 170 vagas, o Sesc Pernambuco está com inscrições abertas para as atividades formativas do #CulturaEmRedeSescPE. Durante o mês de agosto, serão promovidas em plataformas digitais 10 oficinas e cursos de audiovisual, artes cênicas e visuais e de literatura, com inscrições em andamento. O valor para cada uma delas é de R$ 30 para o público geral e R$ 15 para comerciários e dependentes, professores e pessoas com mais de 60 anos.


Além das ações formativas, o #CulturaEmRedeSescPE dará continuidade à programação gratuita nas plataformas da instituição e dos artistas selecionados na Chamada Pública. Durante o mês, o público poderá participar de debates, conversas e palestras, além de assistir a exibições de filmes e apresentação de espetáculos e performances. A programação completa e as inscrições podem ser acessadas no www.sescpe.org.br.



Audiovisual

“Cinema de arquivo: o uso de imagens pré-existentes no documentário e no cinema experimental”, de 24 a 29/08

Conteúdo: Ministrado pela produtora, curadora e mestre em Comunicação Sabrina Luna, o curso tem como objetivo oferecer um panorama sobre a produção de documentários e filmes experimentais feitos a partir de arquivos e imagens pré-existentes. Entre essas práticas se encontram o found footage, o filme ensaio, o documentário de compilação e o remix. São 40 vagas.


“Cinema e identidade em Pernambuco “, de 24 a 29 de agosto

Conteúdo: A produtora e especialista em Cultura Pernambucana Alba Azevedo vai abordar as características fundamentais da produção do cinema em Pernambuco e analisar a possibilidade da construção de uma identidade que une os realizadores locais. A partir de estudos de casos de longas metragens essencialmente pernambucanos, verificamos como a questão da identidade é retratada nos filmes, através de personagens que não se reconhecem como parte integrante de um lugar ou que buscam respostas para suas questões interiores relacionadas à cultura local. São 40 vagas.


Artes cênicas

“Um mergulho no Teatro Antropológico”, de 13/08 a 28/08

Conteúdo: ministrada pelo O Poste Soluções Luminosas, tem como objetivo inserir o participante no universo teatral, utilizando sua presença física e mental em estado de representação artística, buscando desenvolver técnicas e vivências para os atores/intérpretes dentro de uma dimensão transcultural, que é a relação de transformações ocorridas na junção de duas ou mais culturas distintas. A atividade oferece uma possibilidade de crescimento e conhecimento corporal, vocal, cultural e social e vai abordar o método de improvisação e interpretação onde o teatro físico e antropológico guiarão as ações nas aulas. São 15 vagas.


“Meu Pequeno Mundo”, de 24 a 29 de agosto

Conteúdo: ministrada pelo ator, contador e produtor Joesile Cordeiro, tem como objetivo fomentar, difundir e multiplicar o Teatro Lambe-Lambe para mostrar uma forma alternativa de fazer teatro principalmente em tempos de isolamento social, de forma simples e econômica. São 15 vagas.


“Oficina de Crítica Teatral”, de 18/08 a 03/09

Conteúdo: realizada pela pesquisadora e crítica cultural Lorenna Rocha e pelo professor e doutor em Arte Cênica Rodrigo Dourado, objetiva historicizar a atividade da produção crítica em Pernambuco e no Brasil, debater sobre crítica e artes cênicas na contemporaneidade, abarcando também as obras desenvolvidas no período pandêmico e as especulações do campo artístico para um mundo pós-pandemia. A atividade busca estimular a produção de textos críticos por meio de atividades guiadas pelos docentes, como forma de ampliação dos olhares para/sobre a cena teatral contemporânea. São 20 vagas.


Arte visual

“Oficina de VJ/Imagens em improviso”, com Gabriel Furtado, dia 03/08

Conteúdo: a atividade se propõe a oferecer uma apresentação às ferramentas e processos utilizados na criação artística estruturada a partir da manipulação de imagens em tempo real.


“A arte urbana brasileira como registro de memória”, com Geórgia Ramine, dia 10/08

Conteúdo: a arte urbana pode assumir um papel expressivo na conjuntura social, como objeto informativo, capaz de interferir na produção de conhecimento dos indivíduos e na construção de memória social.


“Lab.Foto: Produção e Gestão de Projetos Culturais em Fotografia Contemporânea”, com Rennan Peixe, dia 17/08

Conteúdo: formação para agentes culturais na gestão e planejamento de projetos culturais em Artes Visuais, com recorte em fotografia, potencializando a cadeia produtiva de Pernambuco e a difusão do conhecimento de forma virtual.


Literatura

“Poesia sonora”, de 10 a 14/08, com David Birigui

Conteúdo: objetiva a produção e gravação de textos poéticos com a inserção de elementos musicais e sonoros utilizando telefones celulares para captação de áudio e softwares livres para mixagem. A formação se divide em produção poética, Captação de Áudio e Mixagem e a criação de um álbum de poemas sonoros que será disponibilizado na internet com a obra de cada participante. São 30 vagas.


“Oficina de Cordel, Embolada, Glosa e Rap”, de 24 a 28/08, com Clécio Rimas

Conteúdo: A ideia é possibilitar o conhecimento e a elaboração de estrofes nos diversos tipos de métrica e rima (quadras, sextilhas, septilhas, oitavas e décimas), técnicas para criação de glosas, declamação e elaboração de poemas individuais e coletivos, assim como interpretação poética, conhecimento, relações, elaboração e aprimoramento de letras de rap. São 30 vagas.


#Sesc #cultura #oficinas #inscrição

© 2020 TRIUNFO HOJE