Situação do abastecimento de água em Triunfo

24.05.2016

No corrente ano as chuvas ainda não corresponderam ao esperado, apenas uma chuva superou a marca dos 100mm. Com isto a população se prepara para o pior, a falta de água nas torneiras.

 

A barragem do Brejinho encontra-se hoje com apenas 16,8% da sua capacidade, levando a crer que o sistema deva entrar em colapso novamente no segundo semestre de 2016. Para garantir o abastecimento de água a COMPESA diminuiu de 24h para 12h e está alternando em 10 dias a distribuição de água por setor.

 

Por outro lado a água da adutora do Pajeú não deve subir a Triunfo nem tão cedo, tendo em vista divergências no projeto da elevatória entre a COMPESA e o DNOCS, uma vez que o DNOCS elaborou projeto do trajeto da adutora pela estrada do Brocotó e a Companhia Pernambucana de Saneamento prefere que o trajeto beneficie inicialmente a vila de Jatiúca em Santa Cruz da Baixa Verde, seguindo dai pela PE 365 para Santa Cruz e Triunfo.

 

O prefeito de Triunfo informou ao Triunfo Hoje que agendou reunião junto com o DNOCS e a COMPESA para exigir providencias e tentar resolver a celeuma. Enquanto isto o DNOCS constrói a adutora para Princesa Isabel, que segundo o Prefeito deve beneficiar o distrito de Jericó.

 

Na zona rural a situação não é diferente, várias localidades já estão sendo abastecidas por carros pipas, que se revelam insuficientes para atender toda demanda, com isto o Município intervém para garantir água para a população.

 

A Prefeitura tem investido forte na construção e ampliação de sistemas simplificados de abastecimento de água, poços artesianos, pequenas barragens e barreiros, tendo o Prefeito Luciano Bonfim inaugurado a poucos dias sistema simplificado de abastecimento de água do sitio Carnaubinha, tendo também concluído recentemente os sistemas simplificados de abastecimento nos sítios Curralinho e Caititu.

 

Inauguração do sistema simplificado de abastecimento d'água do sítio Carnaubinha

 

A secretária de Agricultura do Município, Rosário Gusmão, está animada com o andamento de mais dois importantes sistemas destinados a garantir água nas torneiras da população, os sistemas do sítio Carro-quebrado e sitio Souto, destacando que “as obras consistem na locação e perfuração de poços artesianos, implantação de reservatórios, escavação e encanação até as residências”.

 

O Prefeito destaca a perfuração de poços artesianos já realizadas nos sítios Saco do Bois (02), Curralinho (02), Jericó (04), Gaiola (02) estando 5 em andamento com a máquina perfuratriz do CIMPAJÉU. “Estamos fazendo a nossa parte, no entanto o que resolve mesmo é chuva”, finaliza o Prefeito.

Please reload

1/6

1/9

© 2020 TRIUNFO HOJE