TCE remove 243 prefeitos e ex-prefeitos da lista ficha-suja

21.08.2016

São exatos 243 nomes de prefeitos e ex-prefeitos que o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) está excluindo da lista ficha-suja, de potenciais inelegíveis que enviou à Justiça Eleitoral em julho.

 

Na lista podemos ver nomes como os de José Hermano Alves de Lima (Dr Maninho) e Luciano Fernando de Souza - Triunfo, Carlos Evandro e Genivaldo Pereira Leite - Serra Talhada, Francisco Gomes da Silva - Santa Cruz da Baixa Verde, Marconi Martins Santana - Flores e Cícero Simões de Lima - Calumbi, entre outros.

 

Os “anistiados” são em sua maioria do interior. Estão sendo liberados em razão da decisão tomada há uma semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que tira dos TCEs o poder de julgar as contas de gestão de prefeitos ordenadores de despesas. Só vale a partir de agora a rejeição decretada pelas Câmara Municipais.

 

A lista dos excluídos ficou pronta na tarde da ultima quarta-feira (17/08), e inclui a soma de débitos e multas aplicadas pelo TCE aos gestores reprovados pelo pleno do tribunal, após auditorias. São valores que, individualmente, vão de R$ 1.200 a R$ 18,8 milhões.

 

Durante reunião do pleno, na manhã desta quarta (17/08), o presidente do TCE, Carlos Porto, criticou a decisão do STF, considerada um retrocesso. Fere, segundo ele, “a expectativa da sociedade por um Brasil mais ético e transparente, além de representar uma anistia aos que se apropriaram indevidamente do dinheiro público”.

 

Confira a relação do TCE-PE.

 

Fonte: Caderno1

Please reload

1/11

© 2016 TRIUNFO HOJE