Artista triunfense, Nelson Triunfo, participou ontem (22) do "THE NOITE" no SBT

23.08.2016

O programa "The Noite" do SBT comandado pelo apresentador Danilo Gentili recebeu ontem (22) o nosso conterrâneo, e nacionalmente conhecido como um dos precussores do hip-hop no Brasil, o músico e dançarino Nelson Triunfo.

 

Natural de Triunfo, Nelson Triunfo iniciou sua carreira artística como dançarino de soul e funk na década de 1970, época da efervescência do movimento negro pelos direitos civis nos Estados Unidos e de outros acontecimentos culturais e políticos que, exaltavam o orgulho negro na época, como a eclosão do The Black Panther Party, o movimento Black Power e a projeção de líderes como Nelson Mandela (e a luta contra o apartheid), Steve Biko, Marcus Garvey, Malcolm X, Martin Luther King Jr. e Stokely Carmichael, entre outros.

 

Num país marcado pela forte miscigenação, Nelson Triunfo tem em sua ascendência uma mistura de sangue africano, indígena e europeu. E foi por meio da cultura que se conscientizou da importância de se afirmar como afrobrasileiro. Influenciado principalmente por James Brown, que cinco anos antes lançara Say it loud: I’m Black and I’m proud, em 1973 ele começou a cultivar sua vasta cabeleira black, símbolo de resistência e afirmação de identidade, que nunca mais foi cortada e viria a se tornar sua marca registrada.

 

Nos 10 anos seguintes, Nelson Triunfo se consolidaria como um dos principais dançarinos e divulgadores de soul e funk no circuito de bailes e shows que movimentavam milhões de pessoas por diversas cidades brasileiras. Nesse período, mudou-se para São Paulo, onde reside hoje, e chegou a dividir palco com astros internacionais, como James Brown e Jimmy Bo Horne, além dos principais músicos negros de seu país. Com a chegada da emergente cultura hip-hop ao Brasil, entre 1983 e 1984, ele acompanhou essa nova tendência e, mais uma vez, foi um dos pioneiros.

 

Hoje ele é reconhecido como ícone e um dos pais da cultura de rua no mais extenso e populoso país latino-americano. Recebeu a comenda da Ordem do Mérito Cultural, o maior reconhecimento de seu país no âmbito cultural, e exportou sua arte para países vizinhos, além de Estados Unidos e Alemanha.

 

Também pioneiro no uso da cultura hip-hop como instrumento de educação alternativa e reinserção social, ainda hoje Nelson Triunfo segue a cantar, dançar e ministrar oficinas e palestras por todos os cantos do Brasil.

 

Confira na integra a participação de Nelson no The Noite:

 

Please reload

1/11

© 2016 TRIUNFO HOJE