O Verão Começou! Confira as melhores dicas para esta época do ano.

21.12.2016

 

O verão é uma das quatro estações do ano e ocorre antes do outono e depois da primavera. No hemisfério sul geralmente o verão tem início no dia 21 de Dezembro e término no dia 20 de Março, já no hemisfério norte tem início no dia 21 de Junho e término no dia 23 de Setembro.

 

Solstício de Verão

O começo do verão é marcado pelo fenômeno de inclinação do eixo terrestre, faz com que o lado sul ou norte do planeta receba mais luz do sol, enquanto o outro lado recebe menos luz, geralmente entre os dias 21 e 22 de Dezembro no hemisfério sul. Esse fenômeno é conhecido como o Solstício de Verão, que tem origem no latim solstitius e significa o ponto onde o Sol parece não se mover. Quando ocorre o solstício de verão também ocorrem os dias mais longos que as noites do ano.

 

Dicas para o Verão

O verão também trás consigo características como altas temperaturas e baixa umidade do ar, dentre outras, com as quais devemos ter bastante cuidado. Considerando principalmente a nossa localização, em meio ao sertão pernambucano, as temperaturas nesta época do ano prometem ser mais altas que o normal. Pensando nisso, o Triunfo Hoje preparou pra você uma lista de dicas superinteressantes de como desfrutar do verão com saúde e cuidados pessoais:

 

1. Beber água ou líquidos não açucarados, cerca de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;

 

2. A água de coco é uma excelente bebida, já que fornece carboidratos e minerais importantes para o organismo. Mas cuidado, ela é calórica. 

 

3. Evitar alimentos e preparações ricos em gorduras. No verão, a digestão desses alimentos é prejudicada, causando sensação de mal estar. 

 

4. Para se refrescar, prefira os picolés de fruta que são menos calóricos em comparação com os sorvetes em massa.

 

5. Comece a refeição com uma porção grande de salada. Elas são ricas em fibras e água, dando maior sensação de saciedade;

 

6. Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 10 e as 15 horas;

 

7. Passar protetor solar 15 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia;

 

8. Usar chapéu ou boné quando estiver ao sol, mesmo ao caminhar na rua normalmente e usar roupas leves  e claras que absorvam menos o calor;

 

9. Comer frutas, verduras e legumes crus ricos em água como alface, chuchu, pepino, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana e goiaba.

 

É muito importante adotar estes cuidados para evitar a desidratação e doenças como rinite, bronquite e asma, assim como a brotoeja; doenças que são muito comuns no verão devido o aumento do suor, baixa umidade do ar e proliferação de micro-organismos. Passar repelente no corpo é outra ótima dica para o verão, porque há mais mosquitos e na fase das chuvas pode ocorrer epidemia doenças transmitidas por mosquitos.

Please reload

1/6

1/9

© 2016 TRIUNFO HOJE