Dicas para um Natal e Ano Novo mais saudável

09.12.2019

Uma das épocas mais esperadas do ano, mas manter a forma diante da ceia de natal e final de ano, não é fácil. É a época que proporciona reencontro com familiares e amigos, a troca de presentes, os bons sentimentos, e as delícias da Ceia de Natal. Diante de alimentos muito calóricos e sazonais, os riscos de exageros aumentam, se a variedade de alimentos da ceia de natal lhe deixa inseguro para fazer as escolhas mais saudáveis, as orientações abaixo poderão lhe ajudar:

 

- Nesta época do ano, os mercados estão cheios de ofertas e muitas receitas levam como ingredientes as oleaginosas: amendoim, amêndoas, avelãs ,nozes, castanha de caju, castanha do Para, pistache e damasco. Uva passa e frutas secas também são opções muito saborosas. Apesar de calóricas, elas são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo.Com moderação, se forem consumidas sem exageros, elas tem efeitos benéficos.

 

- As melhores opções de bebidas alcoólicas são champanhe e vinho tinto seco, com moderação

 

- Diminuir o tamanho das porções pode ser uma alternativa para não se privar dos alimentos tipicamente natalinos.

 

- As carnes como peru, chester, lombo e pernil podem ser regadas de suco de laranja com ervas enquanto são assadas. Ficam suculentas e podemos dispensar a manteiga da cobertura dos assados.

 

- Sirva os assados com saladas tropicais, incorporando pedaços de frutas. No caso de lombo assado retire toda a gordura visível.

 

- Enfeitar as receitas com tomate seco, castanhas, frutas naturais (abacaxi e cereja), dão um visual diferenciado e um toque especial à ceia.

 

- Começar a refeição pela salada, que é rica em fibras, auxiliando na diminuição da absorção das gorduras dos outros alimentos e oferecendo saciedade.

 

O segredo nas ceias de Natal e Réveillon não é deixar de comer, é ter equilíbrio, fazendo escolhas corretas para não ter grande oferta de calorias extras.

 

Peito de Peru ao molho de laranja e mel – Nível: Médio

¾  xícara (180 ml) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1/4 xícara (60 ml) de azeite
½  xícara (120 ml) de mel orgânico
1 colher (chá) de sal rosa do Himalaia
½  colher (chá) de pimenta malagueta
1 colher (chá) de curry em pó
1/2 colher (chá) de páprica
4 filés de peito de peru sem pele e sem osso
1 colher(sopa) de amido de milho diluído em 100ml de água filtrada

 

Modo de preparo:


Junte o suco de laranja, o suco de limão, o azeite, o mel, o sal, a pimenta, o curry e a páprica numa tigela. Misture bem e adicione o peru, deixando cobrir bem com os temperos. Cubra e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°). Unte uma assadeira e reserve. Em uma grelha ou frigideira com azeite sele os peitos de peru. Tire o peito de peru da grelha e coloque na assadeira juntamente com a marinada. Leve ao forno e asse por 15 minutos ou até ficar bem cozido no centro. Transfira a marinada para uma panela e a engrosse com o amido de milho. Regue os peitos de peru e sirva. Dica: deixe marinar pelo menos 3 horas para que o sabor incorpore ao filé.

 

 

CONTROLE SEUS EXCESSOS E NUNCA PRECISARÁ SE PRIVAR DE NADA!

 

FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!

Please reload

1/11

© 2016 TRIUNFO HOJE