Governo municipal de Triunfo inicia os trabalhos de desassoreamento do Lago João Barbosa

10.01.2017

Todos os tipos de ambientes aquáticos estão suscetíveis a sofrer o acúmulo de resíduos com o passar do tempo. Os lagos também podem sofrer com as condições naturais climáticas como as chuvas, que podem acumular lodo, areia e lama em seus leitos. Esse acúmulo excessivo pode prejudicar o curso natural e vida existente nas águas. O desassoreamento é o método mais utilizado nesse caso.

 

Pensando nisso, o Governo Municipal de Triunfo iniciou nesta segunda-feira (09), os trabalhos de limpeza do Lago João Barbosa Sitônio. O desassoreamento está sendo feito como uma medida da prefeitura para retirar do lago os entulhos e areia que lá se encontram visando melhoria da limpeza urbana e valorização do cartão postal da cidade.

 

“O formato geográfico faz com que toda a água da chuva que desce pelas ladeiras da cidade vá parar dentro do Lago, e a água traz com ela muita poeira, um pouco de areia da depreciação natural do pavimento e etc., e assim, ao longo da história do lago sempre esteve presente esse tipo de atividade. Tratores e caminhões ocupam o seu espaço e ali mais parece um canteiro de obras, sendo que na verdade é apenas mais uma medida para preservar nosso município limpo” diz o guia de turismo Laydson Santos, que vem prestando esclarecimento aos turistas que por aqui chegam e não sabem muito bem o que está acontecendo.

 

Segundo Laydson, essa não é a primeira vez em que acontece o desassoreamento do “açude”. Em 1989, o então prefeito Eduardo Melo juntou-se a Associação Municipalista dos Prefeitos do Pajeú e reuniu toda a população triunfense com o intuito de iniciar a limpeza geral do Lago João Barbosa no dia 17 de novembro daquele ano, realizando o desassoreamento através da evacuação de toda a água por exatos oito dias, já que no dia 16 de dezembro uma chuva de aproximadamente 3 horas caiu sobre o sertão enchendo totalmente o lago, do qual haviam sido retiradas centenas de carradas de entulhos.

 

Nas imagens é possível  também perceber a terra sendo descarregada dentro do lago. Essa medida é realizada como forma de facilitar os trabalhos do maquinário, fazendo com que trafeguem melhor através da retirada da irregularidade do solo.  

 

Confira:

 

 

 Fotos: Laydson Santos e Diana Rodrigues Lopes

Please reload

1/10

© 2016 TRIUNFO HOJE