JANEIRO BRANCO: Conheça a Campanha que está salvando vidas

17.01.2017

“Quem cuida da mente, cuida da vida! ” É com esse pensamento, que a Campanha Janeiro Branco se apresenta neste ano de 2017 em sua 4ª Edição, ajudando os profissionais do psiquismo humano a ocuparem os espaços sociais em defesa da promoção de mais saúde nas vidas das pessoas.

 

Entre seus objetivos, a campanha que nasceu em Uberlândia – MG (2014), por meio da ação de um grupo de psicólogos da cidade, procura chamar a atenção de toda a população mundial para questões relacionadas à saúde mental; promover a conscientização das pessoas sobre a importância de refletir sobre sua saúde mental/saúde emocional, sobre condições emocionais, sobre sua qualidade de vida e sobre a qualidade emocional de suas relações; Encorajar as pessoas a mudarem as suas vidas, quando julgarem necessário; Mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de vidas mais felizes, realizadas e congruentes com os seus próprios valores, sentidos e desejos.

 

A preocupação da ideia vem com os dados revelados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que está alertando a humanidade quanto ao crescimento descontrolado das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo (a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio em um universo de 20 outras tentativas malsucedidas). Nunca na história da humanidade optou-se tanto por este caminho sem volta. Além disso, a cada dia cresce o número de pessoas, em todas as faixas etárias, insatisfeitas consigo mesmas, com suas vidas pessoais, profissionais e relacionais. Isso se relaciona com um modelo ocidental socioeconômico de sociabilidade voltado à coisificação da vida, à mercantilização das relações humanas, à alienação das pessoas, à medicalização da vida, entre outros fatores que tem colaborado para a desumanização da própria humanidade.

 

Inicialmente promovida por um grupo de psicólogos (as), hoje a campanha Janeiro Branco tem adesão de psiquiatras, médicos em geral, enfermeiros, entre outros profissionais da área da saúde, profissionais de outras áreas e estudantes que reconhecem a importância do tema e contribuem ricamente com a ampliação da campanha para além dos consultórios a partir de uma visão global e integrativa do indivíduo.

 

Para mais informações sobre a campanha acesse:

 

http://Facebook.com/CampanhaJaneiroBranco

 

Please reload

1/11

© 2016 TRIUNFO HOJE