Em PE, 36 dos 39 reservatórios do Sertão estão em colapso, diz Apac

11.03.2017

Seca causa colapso em 36 dos 39 reservatórios do Sertão de PE (Foto: Reprodução/ TV Grande Rio)

 

A falta de chuva na zona rural piorou a situação dos reservatórios no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas E Clima (Apac), dos 39 reservatórios localizados no Sertão do estado, 36 estão em colapso, como menos de 3% do volume útil. Já dos 185 municípios pernambucanos, 126 decretaram estado de emergência por causa da seca prolongada.

 

O meteorologista Mário de Miranda explica que desde o ano de 2011 as chuvas diminuíram drasticamente no Sertão pernambucano. "Em média no Semiárido, o ciclo de chuvas dura 13 anos. Em média nós temos de quatro a cinco anos de chuvas acima da média, quatro a cinco anos de chuvas abaixo da média, dois, três dentro da média, um pouco abaixo ou um pouco acima em determinados anos. Esse ciclo ele não é  de 13 anos, ele é variável, mas ele existi e sempre vai se repetir".


A tendência é que a situação melhore nos próximos meses. “A expectativa é que vão ocorrer chuvas no mês de março, no mês de abril. Agora para os próximos, a gente a gente ainda não tem uma previsão, e a gente precisa analisar isso com mais cuidado, o que temos é estatística, e que nem sempre funciona. Pela estatística é que nós estamos nessa fase de transição, para mudar desse ciclo baixo, dessa fase com pouca chuva. A tendência nos próximos anos é a gente atinja esse período de maior ocorrência de chuva", explica Mário de Miranda.

 

Fonte: G1

Please reload

1/6

1/9

© 2016 TRIUNFO HOJE