Triunfo alcança nota 9,02 em transparência pública na Escala Brasil Transparente

16.05.2017

Triunfo alcança nota 9,02 em transparência pública na Escala Brasil Transparente Foto: reprodução/Prefeitura Municipal de Triunfo

 

O município de Triunfo, alcançou a nota 9,02 em transparência pública na 3ª edição da Escala Brasil Transparente (EBT), divulgada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) em Brasília (DF).


Com o resultado, o município de Triunfo, ficou em 8º lugar no ranking dos municípios transparentes do Estado de Pernambuco. No Sertão do Pajeú, o município posiciona-se em terceiro lugar, atrás apenas de Serra Talhada e Tuparetama.


A Escala Brasil Transparente (EBT) é uma metodologia para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros e o Sistema de Transparência Pública do Governo Municipal foi avaliado entre agosto de 2016 a janeiro deste ano – sendo constatado o cumprimento dos requisitos de aspecto regulamentar do acesso à informação e a existência e funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).


A Prefeitura através do Sistema de Controle Interno, comemorou a conquista na semana passada e para coordenadora do Controle Interno, Myrtes Bezerra, essa avaliação é mais um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pela gestão focada na transparência e controle social. “Essa nota alcançada é resultado de um trabalho sério de planejamento e atendimento das ações do Programa Brasil Transparente. Desde 2013 o município regulamentou a Lei de Acesso a Informação (LAI) e criou o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) para controle e registro dos pedidos de acesso as informações do Poder Executivo. É através desse sistema que é possível, além de fazer solicitações, acompanhar prazos, receber respostas via e-mail, interpor recursos, apresentar reclamações e consultar respostas recebidas. Todo esse trabalho corrobora para a transparência pública e fortalecimento do Governo Municipal”, afirma a coordenadora.

Please reload

1/10

© 2016 TRIUNFO HOJE