Secretaria de Saúde divulga aumento de ataques de escorpiões em PE

11.07.2017

Os ataques de escorpiões em Pernambuco aumentaram entre janeiro e junho de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado: são 25% casos a mais, passando dos 561 de 2016 para 706. A informação foi repassada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, por meio do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), nesta segunda-feira (10). 

 

A coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto, alerta para alguns cuidados. “A população precisa saber que, em casos de acidente, é imprescindível lavar o local da picada apenas com água e sabão e seguir para a unidade de saúde mais próxima, para que seja feito o tratamento para dor local. No caso de criança de até 12 anos, que tem risco de morte, pode haver indicação do uso do soro contra o veneno”, afirma. A equipe de saúde responsável é quem discute se é necessária ou não a aplicação do soro específico, já que depende de caso para caso.

 

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o soro encontra-se disponível no hHospital da Restauração, Hospital e Policlínica Jaboatão-Prazeres e Hospital João Murilo (no município de Vitória de Santo Antão). Para descentralizar o atendimento, o medicamento também pode ser encontrado nos hospitais regionais de Limoeiro, Palmares, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro, Ouricuri, Petrolina, e no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru.

 

O Ceatox funciona 24 horas, fornecendo informações à população sobre acidentes com animais peçonhentos ou intoxicações exógenas. Segundo Lucineide Porto, para que se evite sequelas ou morte, é importante seguir as recomendações dos profissionais de saúde corretamente. 

 

Saiba como evitar a presença de escorpião na sua residência:


- Mantenha sempre limpas as instalações da propriedade, principalmente a área em volta da casa;


- Conserve o quintal e o jardim sempre limpos;


- Evite o acúmulo de lixo e não amontoe objetos antigos em volta da casa;


- Vistorie cuidadosamente roupas e principalmente calçados antes de vesti-los, e toalhas antes de utilizá-las;


- Use telas e vedantes em portas e janelas, procurando tapar buracos e frestas existentes na casa;


- Não ande descalço; ao adentrar em mata, utilize calçado com a calça comprida por dentro das meias, perneiras ou botas de cano longo (que protejam até o joelho);


- Não coloque as mãos em buracos, tendo o cuidado ao sentar em pedras;


- Não mexa nesses animais, por mais inofensivos que eles pareçam ser;


- Examine cuidadosamente o local onde for apoiar ou encostar-se, quando fizer trilhas ou caminhadas em ambientes conservados.

 

SERVIÇO
Ceatox/PE: 0800.722.6001 (atendimento 24 horas)

 

Fonte: FolhaPE

Please reload

1/9

© 2016 TRIUNFO HOJE