Dia C da COOPCAFA é realizado em Triunfo

01.08.2017

Com o objetivo de diminuir as desigualdades entre as pessoas, proporcionando um maior conhecimento sobre produção sustentável tendo cooperativismo solidário e a agroecologia como base, foi realizado neste domingo (30) em Triunfo, o “III – Dia de Campo da Agricultura Familiar”. Com o Tema: “Atitudes Simples Mudam o Mundo, Faça Você Também”, as atividades foram realizadas no sítio Santa Rosa e mais de 100 pessoas compareceram para prestigiar oficinas importantes de incentivo à produção orgânica e agroecológica. 

 

Foram cinco oficinas, sendo uma delas com as crianças que estavam presentes. Com uma média de 25 participantes cada.

 

- Oficina 01:
Viveiro de Mudas: Sementes, saco, misturas, enxertia, espaçamento, plantas adequadas, manejo e produtividade. 
Responsáveis: Técnicos da ATER – Paulo e Cícera

 

- Oficinas 02:
Boas Práticas de Manipulação de Alimentos
Responsável: Professora Ellen Viégas

 

- Oficinas 03: 
Defensivos Naturais: Controles de pragas e doenças através de receitas não química e barata preservando a saúde das pessoas e do meio ambiente. 
Responsáveis: Centro Sabiá – Sandra Rejane

 

- Oficinas 04:
Cooperativismo: A importância da COOPCAFA para a geração de renda (papel da CCOPCAFA e seus cooperados)
Responsável: Adailson Freire - COOSEPE    

 

- Oficina 05:
Crianças: solidariedade como o ser humano e a natureza. 
Responsáveis: Equipe KNH

 

Todas as oficinas se encaixaram nas atividades do cooperativismo e de respeito ao meio ambiente, como conta a presidente da cooperativa, Nadjanécia Santos. Segundo ela, a possibilidade de realizar o terceiro dia de campo no dia C do Cooperativismo foi ideal para trazer temas relacionados ao meio ambiente, ao cooperativismo e a ação solidária.


“O trabalho para realização do dia C foi bem intenso. A gente vem trabalhando desde quando fez a inscrição no site para realizar a atividade e desde lá estamos organizando questão de material, de comunidades, de pessoas, tudo que é de necessário para realizar nossa atividade de hoje. Como o local apropriado para receber o nosso quadro de pessoas”, contou Nadjanécia.


O presidente da Associação da Comunidade do Sítio Santa Rosa, Cícero Severo da silva, também falou da importância do evento destacando a troca de conhecimentos proporcionada nas oficinas. “É muito bom esse dia de campo na comunidade porque já houveram dois dias de campo e o terceiro é esse aqui na comunidade da gente no sítio Santa Rosa. Era pra ter feito ano passado e não foi conseguido devido à estiagem. É muito importante, muito bom pra nossa comunidade porque traz mais conhecimento, mais sabedoria, mais aprendizagem...”, disse.

 

Adival José Florentino, é produtor rural de cana-de-açúcar e frutas diversas e também falou da importância de um momento como esse para que os agricultores tenham mais conhecimento. “Esse momento é muito bom. Vamos levando mais um conhecimento para nós, para as nossas famílias. ” 
Já a agricultora Aldineide Alves Viana, disse que “o momento foi muito bom, muito gostoso. Acho que vai melhorar nossos conhecimentos. ”


Os trabalhos produzidos nas oficinas foram apresentados na socialização de encerramento que contou ainda com a parte prática também de Plantio Simbólico de mudas realizado por crianças, próximo à Associação. 

 


 

Please reload

1/10

© 2016 TRIUNFO HOJE