Professores recebem capacitação no Programa Cooperjovem em Triunfo

01.08.2017

Nesta segunda feira (31) foi realizada a capacitação de professores no programa Cooperjovem em Triunfo. O curso de elaboração do PEC (Projeto Educacional Colaborativo), contou com a sua última etapa na cidade. É o conta a formadora do Cooperjovem, Georgia Araújo Freire: “Pela manhã nós fizemos um feedback das outras formações, revendo os objetivos específicos, então o grupo viu tudo que necessitava fazer de ajuste no projeto ‘Comunidade Escolar e os Valores Éticos’. Eles vão trabalhar muito a questão de valores, tanto com os pais, como professores e alunos”, disse. O projeto foi nomeado “Moldando, esculpindo e criando ambiente ético que valorize a harmonia e o bom convívio na comunidade escolar”.

 

De acordo com Georgia, o projeto promovido junto às cooperativas educacionais, é muito importante na implantação do programa. “Antes Pernambuco só trabalhava as escolas públicas, e agora está vindo com as cooperativas educacionais, Triunfo é a primeira cidade a concluir o PEC. Então agora, a partir do segundo semestre, eles já iniciam com o programa Cooperjovem e dão início as primeiras ações do programa”.

 

Ainda sobre a capacitação, a formadora destacou como o evento foi finalizado e falou do processo de ação e posterior avaliação que o programa proporcionará à cooperativa educacional em Triunfo. “No período da tarde, nós estamos fazendo terminando o plano de ação começando no plano de avaliação. Esse ano eles vão iniciar sim no processo de ação do programa e o próximo ano eles vão já pra monitoramento pra começarem a mensurar o que é que deu certo, o que é que podem melhorar, mas eu acredito que esse grupo animado desse jeito, vai conseguir levar esse projeto a diante”.

 

Fábia Mires faz parte do conselho fiscal da cooperativa Coenge em Triunfo e falou de um importante intercâmbio onde cooperativas de Pernambuco fizeram visitas a cooperativas piauienses para torca de experiências. “O enriquecimento em termos de experiência foi muito grande. A visão que a gente tem agora ao retornar pra nossa cooperativa, é que podemos ter um crescimento muito maior, baseado nessas cooperativas que nós observamos lá. Vimos a questão da governança como funciona em cada uma delas, o seu espaço físico, e em especial a preocupação dos cooperados com a qualidade do ensino, com a qualidade das suas cooperativas. Então a visão que a gente passou a ter a partir de agora é que realmente podemos ter um crescimento maravilhoso na nossa cooperativa”.


Já a diretora da Cooperativa Coenge, Suzane Borges elogiou o momento de formação. Para ela, mesmo sendo algo novo, o programa é muito importante para ajudar o grupo no plano de ensino. “O meu primeiro contato com o Cooperjovem foi em Pesqueira. No encontro, ele foi apresentado e a partir daquele momento, sentiu-se a necessidade de estar trazendo para a nossa cooperativa porque iria ajudar ao nosso grupo de cooperados para envolver os alunos. Estamos dando os primeiros passos”.

Please reload

1/11

© 2016 TRIUNFO HOJE