Com crise financeira, prefeitos vão a Brasília reivindicar apoio financeiro

17.10.2017

Prefeitos em reunião com Dnocs sobre o projeto da Adutora do pajeú.

 

Com compromissos atrasados e sem conseguir pagar os servidores em dia, prefeitos de todo o País fazem, hoje e amanhã, uma nova marcha a Brasília. Nesta terça-feira (17) às 9h os parlamentares se reunirão com a bancada federal de Pernambuco. A desaceleração de investimentos e a contenção de gastos causadas pela falta de aumento nos recursos faz com que as prefeituras enfrentem muitas dificuldades para arcar com as suas despesas. 

 

O prefeito de Triunfo, João Batista, é um dos gestores que se farão presentes nesse encontro e falou das dificuldades que os municípios têm enfrentado nos últimos meses. "Nos meses de agosto, setembro e no início outubro as receitas municipais estão menores do que no ano de 2015. Isto se agrava pelo crescimento de algumas despesas como o aumento do salário minimo, piso do magistério e crescimento natural da folha, que impactam nas despesas municipais. Assim temos tido dificuldades de arcar com os compromissos financeiros em dia."

 

Mesmo com "um planejamento melhor em Triunfo, que nos permitiu não atrasar o pagamento da folha de pessoal, isto não se reflete em todos municípios, e até mesmo aqui estamos tendo que cortar gastos e desacelerar investimentos. Além do mais, não vamos contar este ano com os recursos da repatriação recebidos em novembro e dezembro de 2015 pelos municípios", contou o prefeito.

 

"Por tudo isso, estamos nos mobilizando, indo a Brasília protestar e reivindicar uma parcela adicional de recursos para que as prefeituras possam honrar com o pagamento do 13º salário em dezembro", afirmou. A principal reivindicação dos gestores é uma solução emergencial em forma de ajuda financeira e garantia de recursos. "Temos também que garantir mais recursos no orçamento da união para 2018 para o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos. Além de denunciarmos o sub financiamento da saúde, e programas federais, cujas despesas são arcadas pelas prefeituras."

 

A mobilização que os prefeitos realizam em busca de melhorias e apoio do governo federal, vem crescendo. O último encontro aconteceu no começo do mês, junto a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

 

Leia também:

 

Prefeito de Triunfo participa de encontro para garantir conclusão da adutora do Pajeú

Prefeito de Triunfo coordena reunião com Dnocs sobre o projeto da Adutora do pajeú

Please reload

1/11

© 2016 TRIUNFO HOJE