20 Dicas para uma Alimentação Saudável

26.02.2019

Uma alimentação saudável protege contra doenças infecciosas e previne deficiências nutricionais. Uma boa dieta deve ser variada e por isso rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Mesmo em meio a correria do dia a dia é possível mudar alguns hábitos alimentares que aliados à prática de atividades físicas vão contribuir e muito, para uma vida mais saudável e o aumento da qualidade de vida.

 

Confira:

 

1) Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente. Tente variar ao máximo os alimentos.

 

2) Não use temperos prontos em saladas. Prefira limão, azeite, vinagre e sal.

 

3) Prefira os alimentos integrais como: arroz, macarrão, pães e massas. São mais saudáveis e além disso, ricos em fibras benéficas para o intestino.

 

4) Salsicha, linguiça, presunto, mortadela e salame, chamados de alimentos embutidos, devem ser evitados. Eles são ricos em sódio, conservantes e gordura.

 

5) Prefira os queijos branco ou de búfala. Quanto mais amarelinho é o queijo, mais gordura ele tem.

 

6) Inclua de 1 a 2 porções de frutas diariamente.

 

7) Tome pelo menos 1,5 litro de água ao dia.

 

8) Diminua a quantidade de bebidas açucaradas, inclua mais suco verde, chás, suco de fruta e água.

 

 

9) Seja regrado: faça de 5 a 6 refeições por dia, não pule nenhuma. Alimentar-se de 3 em 3 horas contribui para perda de peso, caso seja seu intuito, além de dar mais saciedade para que você sinta menos fome.

 

10) Inclua alho e cebola sempre na sua alimentação; essa dupla evita inúmeras doenças.

 

11) As verduras e os legumes devem sempre acompanhar o almoço e jantar como saladas, legumes crus e cozidos. Eles são ricos em fibras vitaminas e minerais, sendo assim quanto mais variedade, melhor, pois cada um é rico em uma vitamina diferente. Lembre-se que os legumes e verduras devem ocupar metade do seu prato montado. Mas tenha moderação com os legumes ricos em carboidrato como batata, mandioca, mandioquinha e cenoura.

 

12) Não utilize temperos prontos para comida. Eles possuem uma grande quantidade de sódio (sal) e a longo prazo você pode desenvolver pressão alta. Prefira temperos naturais como cebola, alho e sal em pequena quantidade.

 

13) Para ajudar você reduzir o sal das refeições, utilize o sal de ervas. Ele é muito bom e pode ser preparado em casa. Utilize 50g de 3 ervas secas de sua preferência (ex: tomilho, alecrim, salsão) e adicione 50g de sal de refinado normal. Desta forma você terá 200g de sal de ervas. Utilize-o para temperar carnes, saladas e outros alimentos.

 

14) Alimentos fritos são prejudiciais à saúde, devido à alta quantidade de gordura. Prefira os assados e grelhados. Se você tem em casa panelas antiaderentes, grelhe sem adição de óleo ou azeite, fica muito bom.

 

15) Prefira sempre carnes magras sem gordura aparente. Retire a pele do frango antes de prepará-lo, para que ele fique mais saudável.

 

16) Beba de 6 a 8 copos (200ml) de água por dia. A hidratação regulariza várias funções do nosso organismo, ajuda a manter adequada a função intestinal, além de ser ótima para pele e para o cabelo. Não é necessário ingerir somente água: os sucos, chás (sem cafeína como mate e preto) e água de coco também são excelentes aliados na hidratação.

 

17) Dê preferência a leites e iogurtes desnatados, pois o teor de gordura neles é reduzido, tornando-os benéficos à saúde.

 

18) As principais refeições do dia são o café da manhã, almoço e jantar, nunca pule-as e faça boas escolhas alimentares.

 

19) Você pode escolher iogurtes, frutas e mix de castanhas como opção nos lanches intermediários.

 

20) Siga as dicas anteriores, modifique seu estilo de vida. Não faça dietas malucas com restrição severa de calorias e exclusão de nutrientes como carboidratos e gordura, por exemplo. Nosso corpo é um sistema que necessita de todos os nutrientes (carboidratos, gordura, proteínas, vitaminas e minerais) em equilíbrio para ser e manter-se saudável.

 

 

Please reload

1/6

1/9

© 2020 TRIUNFO HOJE