Animais precisam de cuidados especiais durante o verão; confira as dicas

07.03.2018

A estação mais alegre e quente do ano pode esconder perigos para nossos melhores amigos. Isso porque a alta temperatura, associada a uma ampla variação na umidade do ar (que alterna dias muito secos com aqueles muito úmidos) podem predispor a uma série de problemas para os bichos de estimação. Assim como acontece com as pessoas, cães e gatos também sentem bastante desconforto durante a época do calor.

 

O médico-veterinário, Tobias Antas Alves, dá dicas de como proceder com cães e gatos na estação mais quente do ano:

 

"Nós humanos possuímos glândulas sudoríparas.  Os cães controlam a temperatura a partir da boca e sua transpiração ocorre por meio do focinho e dos coxins, as almofadinhas das patas. Já os gatos são mais resistentes ao calor porque, além do coxim plantar, também transpiram por outras glândulas espalhadas pelo corpo. Outra forma deles se refrescarem é por meio das lambidas. A saliva que o gato deixa no pelo se evapora e resfria o animal, ajudando-o a regular sua temperatura." Aconselha.

 

É importante alertar os tutores sobre os locais onde os animais comem, brincam e dormem, pois é fundamental que os animais tenham sempre água fresca e os potes limpos para evitar mal-estar e doenças.

 

A hidratação também é muito importante, uma vez que evita uma série de transtornos para a saúde dos animais, principalmente nesse período de calor excessivo. Se o animal tiver o hábito de ficar no quintal, é necessário que tenha um local coberto e com sombra para que ele possa se proteger do sol. Nos dias mais quentes, é recomendado colocar algumas pedras de gelo no recipiente para ajudar a manter a temperatura da água agradável.

 

Outro cuidado que se deve tomar neste período, são os passeios de carro. Neste caso, mantenha o ar condicionado ligado ou os vidros abertos para circular o ar e jamais deixar o animal sozinho dentro do veículo.

 

Os gatos normalmente bebem menos água e são mais propensos a problemas nos rins. Por isso, no verão é preciso incentivar o maior consumo de líquidos. Como alternativa, use água corrente. Outra sugestão, é oferecer ração úmida.

 

Para os cães, recomenda-se que os passeios sejam realizados antes das 10h ou depois das 16h, quando o sol está menos intenso. Leve uma garrafa de água para o passeio, para manter a hidratação do seu corpo. Lembrando que se o cão está acostumado a fazer atividades físicas regulares com seu dono, apenas aumentar a quantidade de água pode não ser suficiente para recuperá-lo após o exercício físico.

 

Um animal de estimação deve ser levado regularmente a um pet shop, seja para uma consulta veterinária seja para banho ou tosa.  Para ajudar você a cuidar do seu pet, Triunfo agora conta com a pet shop Pet Store. Lá você encontra uma infinidade de produtos e acessórios que garantem o bem-estar do seu animal. 

 

Dentre os serviços estéticos e bem estar oferecidos estão: banho e tosa, tratamentos de pelagem com hidratação e escovação especial, buscando garantir o conforto do seu bichinho. A pet Store também efetua serviços médicos como consultas de rotina e emergenciais, tratamentos, coleta de exames e aplicação de vacinas. 

 

 

Please reload

1/11

© 2016 TRIUNFO HOJE