5 Dicas de estudo para quem tem pouco tempo para estudar

01.11.2019

Para você aprimorar seus estudos e otimizar seu tempo, nós preparamos uma lista com 5 dicas de como estudar com pouco tempo, para te ajudar a estudar no desespero de semana de provas. Incrível, né? Então respira fundo e confira:

 

1. Dormir bem!

A primeira dica é dormir bem, 7 horas no mínimo. Pois permite que o seu cérebro se ative e renda o máximo evitando as distrações tão comuns de quando se estuda uma matéria pouco atrativa.

 

 

2. Cuide-se!

A alimentação também deve ser sua aliada nesse momento: troque as infinitas xícaras de café por água e chás e aqueles lanches fáceis (pizza, doces, etc) por opções saudáveis, como frutas e barras de cereais. Esqueça aquela velha história de que virar noites sem dormir e beber muito café vão ser a solução dos seus problemas! Isso só vai te deixar cansado e diminuir sua concentração. Você pode até diminuir as horas de sono, mas precisa de um tempo para descansar e recarregar as energias.

 

 

3. Divida os estudos em teoria e prática

Embora resolver exercícios seja uma ótima forma de praticar o conteúdo e se preparar para as provas, reservar um tempo para entender a teoria também é importante. Isso porque entender a base de cada matéria facilita ainda mais na hora de interpretar e resolver questões!

Para otimizar os estudos e garantir o aprendizado, vale repassar as anotações de aula, montar resumos e esquemas, ensinar para si mesmo ou assistir vídeo aulas.

 

 

4. Saiba aproveitar seu tempo

Se você acha que para o estudo fluir é preciso ficar sentado na frente dos cadernos por horas, saiba que qualquer tempo pode ser aproveitado, até mesmo aqueles 5 minutinhos pós almoço!

Já que o espaço de tempo é pequeno, o estudo precisa ser prático: prefira repassar fórmulas ou criar breves mapas mentais com os itens chave do conteúdo. A tecnologia pode ser uma aliada nesse momento, ao invés de ficar preso no trânsito olhando para o nada.

 

 

5. Concentre-se! 

Sem concentração, logicamente, você não vai conseguir estudar melhor em menos tempo. Por isso, evite todos os objetos que possam te atrapalhar, como computador, televisão, livros, revistas, rádio, relógios que fazem tique-taque, etc. Você deve também evitar as distrações mentais. Para tal, faça intervalos entre as horas de estudo, durma bem e tente dinamizar o seu estudo.

 

Please reload

1/10

© 2016 TRIUNFO HOJE