Páscoa: conheça algumas comemorações curiosas ao redor do mundo

31.03.2018

Comemorada este ano no domingo 1º de abril, a Páscoa, ainda que muita gente a veja como sinônimo de chocolate, essa data é um dos feriados mais importantes para o Cristianismo. A origem dos festejos é a chamada “Páscoa judaica” ou “Pessach“, que celebra a fuga dos hebreus escravizados no Egito.

 

Como os acontecimentos da semana santa são narrados durante essas festividades, os cristãos chamam de Páscoa o domingo da ressurreição de Jesus Cristo, depois de sua morte por crucificação na Sexta-Feira da Paixão, por volta do ano 33 d.C.

 

O feriado repercutiu em diversas culturas e símbolos, no Brasil, por exemplo, as expressões mais conhecidas da data, além da celebração da ressurreição de Jesus, são os coelhos e ovos de chocolate, que ganharam importância – principalmente por impulsionarem o comércio. Diversos países têm suas próprias maneiras de celebrar a data. Conheça algumas comemorações curiosas que acontecem pelo mundo:

 

 

Polônia

A tradição diz que o dono da casa não pode ajudar a preparar o famoso “Pão de Páscoa”, pois seu bigode ficará cinza e a massa ruim. Alguns dizem que é uma jogada de marketing das padarias polonesas, mas os bigodudos não costumam arriscar.

 

Alemanha
Na Alemanha, a festa é dedicada à deusa da primavera, Ostara. No país germânico, o costume é decorar árvores com ovos de galinha coloridos. Eles são esvaziados através de um furo e pintados com tinta e papel.

 

 

Austrália

Como na Austrália o coelho é considerado uma praga não controlada devido a sua superpopulação, ele foi substituído pelo Bilby, um marsupial nativo do país que está entrando em extinção.

 

 

Suécia e Finlândia
A Páscoa nos dois países lembra o feriado do Halloween, festa de dia das bruxas nos Estados Unidos. As crianças vestem fantasias e passam de porta em porta em busca de doces. Em troca, deixam um cartão decorado conhecido como "Carta de Páscoa".

 

 

Bermudas
Neste pequeno território britânico ultramarino, a Páscoa é celebrada empinando pipas coloridas na sexta-feira da Paixão. Os artefatos simbolizam a ascensão de Cristo ao céu.

 

 

Espanha
Na Espanha, a Páscoa é essencialmente religiosa e toda a Semana Santa é considerada feriado. Durante o período pascal, inúmeras celebrações acontecem em todo o país. As pessoas se fantasiam de Jesus, de romanos ou de apóstolos e carregam pelas ruas uma cruz. Além disso, há procissões com fiéis usando capuzes e tochas. As procissões em algumas cidades são tão importantes quanto o carnaval para Olinda.

 

 

Inglaterra e Estados Unidos
A tradição nestes países de língua inglesa é rolar ovos morro abaixo. Conhecida como Egg Rolling, a brincadeira começou na Europa pré-cristã com os povos saxões, e posteriormente, continuou na Inglaterra, onde crianças rolavam ovos de galinha decorados. Atualmente, nos Estados Unidos, a Casa Branca promove uma cerimônia anual de Egg Rolling.

 

 

França

Na França existe uma tradição desde 1973 onde os cavaleiros da Confraria Mundial da Omelete Gigante de Páscoa preparam uma gigantesca omelete, com nada menos do que 15 mil ovos.

 

 

 

 

 

Please reload

1/6

1/9

© 2016 TRIUNFO HOJE