Artistas triunfenses realizam mobilização contra ADPF 293

25.04.2018

O Coletivo Pantim (Triunfo - PE) convocou nos dias 21 e 23 deste mês de abril, artistas da cidade para dois atos, que tiveram por objetivos: iniciar um movimento de integração da classe artística local, discutir acerca do espaço social destinado ao desenvolvimento do trabalho artístico, bem como dialogar sobre a ADPF 293 (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental), a qual questiona a obrigatoriedade de diploma ou certificado de capacitação para o exercício das profissões de artista e técnico em espetáculos de diversões.

 

Através desses dois encontros, foi possível reafirmar a importância da articulação por parte da classe artística para que esta se fortaleça na crescente percepção da relevância das suas ações como fator de subsistência e disseminação da cultura local.

 

"Inicia-se neste mês de abril um movimento de ocupação de espaços públicos da cidade pelos artistas, com o objetivo de que sejam compartilhadas as produções independentes, possibilitando a difusão do trabalho artístico, bem como a aproximação da comunidade às ações de resistência que suscitam o despertar do olhar para cada indivíduo e para o espaço a qual está inserido". Afirma Bruna Florie, integrante do coletivo.

 

Músicos, bailarinos, poetas, atores e atrizes, produtores culturais e personagens folclóricos como o Careta e a Veinha participaram deste ato.

 

Em todo Brasil diversos artistas estão usando das redes sociais para protestar contra uma votação realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 26 de abril, que pode extinguir a exigência do registro profissional de ARTISTA (DRT).

 

Em outras palavras, se acatada, a ação poderá extinguir o Registro Profissional da classe e desregulamentar as profissões. O Atestado de Capacitação Profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) foi conquistado em 1978 e, além dos direitos óbvios – o acesso aos benefícios da previdência como aposentadorias, auxílios doença e maternidade – corroborou também no reconhecimento social do trabalho de artistas e técnicos.

 

 

 

 

 

Please reload

1/6

1/9

© 2020 TRIUNFO HOJE