Preciosidades de Triunfo: conheça o Cine Teatro Guarany

23.10.2019

O Cine Teatro Guarany é ícone do audiovisual e das artes cênicas no interior do estado pernambucano e, sem dúvida, a principal atração turística, cultural e histórica da nossa querida cidade. Idealizado e construído entre os anos de 1919 e 1922, pelos irmãos e comerciantes Manoel e Carolino de Arruda Campos, o imponente edifício foi inaugurado em 17 de fevereiro de 1922, em plena Semana de Arte Moderna, movimento que representou um marco na cultura nacional.

 

O edifício neoclássico foi construído sobre pedras e óleo de baleia e possui três andares. No início, ele era usado para formaturas e bailes da sociedade triunfense, e também para a apresentação de peças de teatro. Com o passar das décadas, o prédio foi tendo diversos outros usos, funcionou como restaurante e até boate, pois não era nada fácil conseguir uma programação consistente, que pudesse ocupá-lo durante muito tempo. Certo tempo depois, ele foi descaracterizado por meio de usos diversos e pequenas reformas. A revitalização do prédio e a recuperação do projeto original aconteceu somente em 2012, sendo que o tombamento pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco deu-se em 1988.

 

Em 2008 o Cine Teatro Guarany passou a ser a sede do Festival de Cinema de Triunfo. Fora do período do festival, ele mantém uma programação regular de projeções. Por causa disso, ele voltou a desempenhar um papel fundamental da vida cultural da cidade, abrigando também apresentações de música, dança e teatro.

 

Entrando no prédio, logo podemos ver memórias de tempos passados, como os projetores com fragmentos de rolos de filmes, que foram deixados lá de propósito, para que os visitantes tenham uma ideia de como era o funcionamento dessas máquinas antigamente. A estrutura metálica moderna permite ao visitante explorar o lugar por dentro, ao mesmo tempo em que fornece sustentação para as paredes externas. No piso superior encontra-se a sala de exibições, também palco de muitas atrações culturais.

 

Situado no centro da cidade, nas margens do lago João Barbosa Sitônio, o edifício é logo avistado por todos que chegam à cidade. O Cine Teatro Guarany é uma edificação de grande porte que se destaca no conjunto urbano de Triunfo e uma de nossas preciosidades!

 

 

 

 

 

 

Please reload

1/10

© 2016 TRIUNFO HOJE