Dicas importantes para manter nossa cidade limpa e cuidar da saúde do planeta

12.03.2020

Lixo é todo resíduo produzido pelas atividades humanas que não é reaproveitado. Esse resíduo é considerado um dos problemas mais sérios da sociedade atual, devido aos perigos de contaminação à população e ao meio ambiente.

 

Veja nesta matéria especial que preparamos,  algumas dicas para cuidar da saúde do planeta e manter nossa cidade limpa:

 

1. Não jogar lixo no Lago João Barbosa Sitônio (nosso principal cartão postal deve ser preservado por todos. Lembramos que há várias câmaras de segurança fazendo todo monitoramento).

 

2. Separe o lixo corretamente, o que evita o desperdício, economiza matéria-prima e energia, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, promove saúde, gera trabalho e renda, cidadania e inclusão social.

 

3. Deixe os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais domésticos, que podem rasgar as sacolas e espalhar os resíduos atrás de restos de comida.

 

4. Escolha embalagens recicláveis ou retornáveis. Reutilize recipientes plásticos.

 

5. Se for construir ou reformar, não deixe cargas de areia, brita e outros materiais sobre a calçada. Além de obstruir o caminho para pedestres, os resíduos podem escorrer para os bueiros em dias de chuva e entupir redes de encanamento.

 

6. Não jogue lixo na rua ou pela janela do carro.

 

7. Reduza a emissão de gás carbônico, utilizando menos carro. Utilize transporte coletivo e quando optar por andar de carro ofereça carona aos seus amigos. Se preferir, caminhe. A opção é muito mais saudável.

 

8. Não jogue lixo ou móveis, como sofás, colchões e eletrodomésticos, nas ruas, calçadas, terrenos baldios, canais e Lago. Além de ser um crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos em períodos de chuva.

 

9. Não jogue óleo de cozinha na pia nem na água, armazene (em garrafas plásticas) e coloque junto ao lixo orgânico.

 

10. Consuma alimentos de produção local. Esta medida, além de valorizar os produtos da região, diminui a utilização de transportes, grandes responsáveis pela emissão de co2.

 

Please reload

1/9

© 2016 TRIUNFO HOJE