Preciosidades de Triunfo: conheça o Pico do Papagaio

08.11.2019

O Pico do Papagaio é o ponto mais elevado do estado de Pernambuco, com 1.260 metros de altura em relação ao nível do mar. É, também, o ponto mais alto de todo a região Nordeste situada do lado esquerdo do Rio São Francisco. Houve um tempo em que viam-se muitos papagaios nas serras próximas à cidade, que voavam pra lá na época da reprodução. Então começaram a chamar esses lugares de “Serra dos Papagaios”, assim, com o tempo, surgiu o nome do local Pico do Papagaio. 

 

A estrada que leva ao ponto mais alto de Pernambuco tem início no centro da cidade e possui cerca de 7km que são vencidos com alguma dificuldade, mesmo por veículos preparados. A estrada é de pedras assentadas com duas linhas de asfalto irregular e estreita. Por isso, não se recomenda subir até o Pico com carros comuns. Uma ótima opção é procurar por carros apropriados no centro de Triunfo, e negociar a subida com guias e motoristas experientes que estão sempre à disposição para prestar o serviço.

 

No topo, o terraço abriga uma estátua de um "Careta" (de autoria do escultor Nino Abraão), personagem típico do carnaval de Triunfo. No Pico do Papagaio encontra-se também um prédio de apoio ao visitante, lá dentro são vendidos artesanato, licores e o doce de Laranja da Terra, que foi declarado Patrimônio Cultural de Triunfo em 2007.

 

O Pico do Papagaio é um dos pontos turísticos mais importantes da nossa cidade, e se você gosta de contato com a natureza e belas paisagens, esse é um programa que te agradará com certeza.

 

Please reload

1/11

© 2016 TRIUNFO HOJE