Preciosidades de Triunfo: conheça a Casa Grande das Almas

19.09.2019

Atraindo muitos turistas e visitantes há muitos anos, na nossa cidade encontra-se a Casa Grande das Almas, um lugar que com momentos históricos e guarda muitas memórias de épocas antigas. O local assume o nome pelo qual a vizinhança popularmente o chamava: Casa das Almas.

 

Uma das curiosidades do lindo casarão é que a casa fica situada sobre a divisa dos estados de Pernambuco (Triunfo) e Paraíba (Princesa). Por causa disso, Lampião teria sido um assíduo frequentador do lugar na década de 1920, onde costumava descansar e, mais importante que isso, podia mudar de estado - e portanto fugir das polícias estaduais - com poucos passos e muito rapidamente, já que a jurisdição das mesmas fica restrita aos respectivos estados.

 

A casa possui mais de 15 cômodos e mantêm como num grande museu, peças e artefatos da época de sua construção e que pertenceram ao alferes João Timóteo de Lima, avô de Dr. Assis Timóteo, juiz e pesquisador do cangaço, que pertenceu à terceira geração que ocupou a casa construída no final do século XIX pelo seu avô.

 

Do lado de fora, um jardim lindo e amplo, muito bem cuidado, separa a casa de uma pequena e bucólica capela, geralmente alugada para casamentos e outros eventos de importância na cidade. Ao lado da capela, um pequeno cemitério, decorado com lápides exóticas, funciona como mausoléu da família, e que inclusive, está enterrado o Dr. Assis. A família construiu um castelo medieval ao lado do casarão, o que contribui ainda mais para atrair turistas e aumentar a aura de mistério e encantamento que cerca este lugar que é certamente muito importante para Triunfo e uma de nossas preciosidades. 

 

 

 

 

 

Please reload

1/10

© 2016 TRIUNFO HOJE