1º de Maio - Dia do Trabalhador

01.05.2019

Trabalhadores e leitores do Triunfo Hoje, felicitações por esta data, marcada por lutas e revolução da classe trabalhadora na busca dos seus direitos. E felicitamos também, por reconhecer que a garra e resiliência com que o proletariado luta assiduamente para conquistar seus direitos, como o faz na labuta.

 

O Dia do Trabalhador teve início com os protestos da classe proletária em Chicago, Maio de 1886. Esta buscava a redução da jornada de trabalho de 16 horas para 8, o que resultou em mortes de policiais e manifestantes. Em 1889, a Segunda Internacional Socialista em Paris propôs a convocação anual de manifestos trabalhistas, e em Homenagem aos protestos em Chicago, o dia 1º de Maio. No ano seguinte vários outros países aderiram à resolução do Congresso Internacional Socialista. Esse dia foi marcado por uma greve geral, e foi lembrado como o Dia do Trabalho, que só foi decretado feriado no Brasil em 1917 pelo governo de Artur Bernardes, com a chegada de imigrantes europeus que trouxeram ideias de leis trabalhistas já implementadas na Europa. Desde então, 1º de Maio é um dia de luta para o proletariado de todo o mundo, e é responsável por muitas conquistas dos direitos trabalhistas.

 

Que não desistamos jamais de buscar o que é nosso por direito, que os contratempos atuais não abalem a nossa força de vontade e a esperança de que dias melhores virão, pois o que vem sendo conquistado desde 1886 pelos trabalhadores do mundo não será esquecido e necessita nossa continuidade.

 

Bom feriado à todos, e como já dizia Karl Max: "Trabalhadores do mundo, uni-vos!"

 

Please reload

1/6

1/9

© 2016 TRIUNFO HOJE