Cepe arma Tenda Literária em Triunfo

02.08.2019

 

O audiovisual e a literatura estão na pauta das conversas que ocorrem na Tenda Literária Cepe. Trata-se de um espaço de convivência idealizado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) que pega carona no Festival de Cinema de Triunfo, de 5 a 10 de agosto, na cidade sertaneja. A cada um dos seis dias de programação cinematográfica, sempre entre as sessões do festival, das 18h às 19h, um tema ligado à sétima arte toma conta da tenda aberta ao público em frente ao Theatro Cinema Guarani, onde acontece o festival promovido pela Secretaria de Cultura do Estado/ Fundarpe.

 

Entre as convidadas e convidados, a produtora de cinema e cientista política Emilie Lesclaux, que trabalhou em produções premiadas internacionalmente como Aquarius (2016) e O Som ao Redor (2013), do cineasta Kleber Mendonça Filho. Emilie estará ao lado da repórter especial da Revista Continente (Cepe Editora) e crítica de cinema Luciana Veras, e da diretora de cinema e jornalista Clara Angélica - que está em captação para pós-produção do filme Antes que ele chegue, sobre violência de gênero. As três discutem políticas públicas de cinema e formas de resistência, diante do desmonte da cultura que se instaurou no atual cenário nacional. 

 

Destaque também para a conversa sobre audiovisual, televisão e literatura, com a diretora Ana Farache e o professor de cinema da UFPE Paulo Cunha. Os dois adiantam conteúdo do livro Geneton Moraes Neto: Viver de ver o verde mar, a ser lançado em agosto pela Cepe. Também participa do bate-papo o professor de Letras e roteirista Adriano Portela, prefaciador da nova edição da Cepe de Casos Especiais, de Osman Lins, também com lançamento previsto para agosto. 

 

Interiorização do cinema pernambucano, o posicionamento feminino no setor audiovisual, a crítica cultural dentro do segmento e a história do cinema serão outros temas abordados na Tenda Literária Cepe, sempre por realizadores e realizadoras, críticos e críticas, jornalistas e acadêmicos e acadêmicas. Além de funcionar como espaço de convivência para o público participante do festival, das 14h às 20h, a tenda expõe os títulos da Cepe Editora, entre catálogos e últimos lançamentos. 

 

Programação Tenda Literária Cepe:

 

05/08 (segunda-feira) - Interiorização do cinema pernambucano

 

Participantes: Carlos Kamara (idealizador e organizador do Festival Cineorobó) e William Tenório (organizador da Mostra de Cinema do Pajeú, de Afogados da Ingazeira).

 

06/08 (terça-feira) - Cinema, TV e Literatura (próximos lançamentos da Cepe Editora)

 

Participantes: Ana Farache, Paulo Cunha e Adriano Portela, que comentam os próximos lançamentos Cepe Editora: Geneton Moraes Neto: Viver de ver o verde mar, e Casos Especiais, de Osman Lins.

 

07/08 (quarta-feira) - Bate-papo sobre Crítica cultural 

 

Participantes: Eduardo César Maia (crítico literário), Pedro Severien (cineasta), mediação de Olívia Mindêlo (editora da Revista Continente Online)

 

08/08 (quinta-feira) - Mulheres no audiovisual em Pernambuco: um panorama da presença feminina nos sets

 

Participantes: Juliana Lima (cineasta) e Nara Aragão (cineasta e produtora)

 

09/08 (sexta-feira) - Políticas públicas de cinema e resistência

 

Participantes: Emilie Lesclaux (produtora de cinema), Clara Angélica (cineasta e jornalista) e Luciana Veras (repórter especial da Revista Continente)

 

10/08 (sábado) - História do cinema pernambucano

 

Participante: Luiz Joaquim (professor e crítico de cinema)

 

 

Assessoria de Imprensa: (81) 3183-2770

 

Roziane Fernandes: (81) 9.9748-6072/ roziane.fernandes@cepe.com.br

 

Carolina Botelho: (81) 9.8666-5106/ carolina.botelho@cepe.com.br

 

Moema Luna: (81) 9.9967-9743/ moema.luna@cepe.com.br

Please reload

1/6

1/9

© 2020 TRIUNFO HOJE